Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de maio de 2024


Campus

Sem eles... Deus nos acuda!

Patricia Royo - Do Portal

19/09/2008

Encontre pessoas que você nunca viu. Ou será que viu? Eles circulam pelo campus da Gávea diariamente, mas poucos percebem a sua presença. São seguranças, atendentes e secretárias, entre outros, que passam despercebidos em meio às quase 30 mil pessoas que vêm à PUC-Rio todos os dias. Para reverter esse quadro, os alunos da cadeira de Telejornalismo apresentam aqueles que quase ninguém vê.

Valentim Pereira é um deles. Aos 82 anos, ele é o responsável por cuidar dos jardins da PUC: varre o chão, molha as plantas e cuida do bosque, uma das áreas preferida dos alunos. Em 2008, ele está completando 30 anos de trabalho na universidade. E, no entanto, poucas pessoas se lembram de lhe dizer algo mais de um simples “bom dia”.

 Já pensou como ficaria o nosso parque sem a dedicação de um jardineiro como Valentim? E sem a segurança que circula no campus o tempo todo? E sem aqueles que guardam os objetos perdidos? Enfim, sem todos os funcionários que trabalham dia e noite para manter a PUC funcionando, o caos se instalaria.

Mas ninguém precisa se assustar: eles zelam por nós. Mesmo que a sua identidade esteja em grande parte escondida pelos uniformes. Mudar essa situação, no entanto, não requer muito esforço. Basta uma chance para se surpreender com as interessantes histórias que vêm à tona.

O talento para fazer sushis, o sonho de ser ator e a carreira de dançarina são curiosidades de alguns dos dez personagens que ganham visibilidade em reportagens de vídeo produzidas pelos alunos. Diferenças à parte, em comum todos mostram a perseverança do esforço e a satisfação de trabalhar na PUC-Rio.