Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Cidade

Molon: "Rio deve explorar múltiplas vocações"

Tatiana Carvalho - Do Portal

17/09/2008

 Tatiana Carvalho

O desenvolvimento das "múltiplas vocações" do Rio é o caminho para melhorar a qualidade de vida na cidade, acredita Alessandro Molon. Na série de debates com os candidatos a prefeito, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação dos Antigos Alunos (AaA) na PUC-Rio, Molon destacou duas propostas: a revitalização do Centro e a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

– O Rio é a capital afetiva do país. Tenho certeza de que é possível reconstruir essa cidade, torná-la um lugar melhor para se viver – disse o candidato do PT aos estudantes.

O ex-aluno do curso de Direito da universidade, vê o Rio de Janeiro como uma cidade “de vocações”, com perfil intelectual, inovador, turístico e tecnológico. Seus projetos se baseiam nessa idéia. Para implantá-los, admitiu Molon, terá de resolver o grande desafio: insegurança. Neste ponto, ele acredita que os buracos, as carências no transporte coletivo e a dengue fazem companhia às balas perdidas: 

– Uma cidade segura é uma cidade bem iluminada, com calçadas bem conservadas e fácil acesso aos ônibus. Também é um lugar onde não se teme morrer com uma picada de mosquito – observou Molon. Ele prometeu ampliar o horário de atendimento dos postos de saúde (das 17h para as 22h) e o número de contemplados pelo Programa Saúde da Família (PSF).

Outra prioridade do canditado é a redução da quantidade de crianças na rua. Para evitar que fiquem “à mercê de caminhos sem volta”, ele pretende intensificar programas de assistência social e de lazer nas comunidades carentes.

O Centro torna-se emblemático na proposta de explorar as vocações cariocas. O programa de revitalização da área inclui, a vigilância 24 horas pela Guarda Municipal, aperfeiçoamentos da sinalização e da iluminação e redistribuição das linhas de ônibus – o que segundo Molon,  vai gerar mais segurança e mais emprego.

A reforma tem, como perspectiva, a Copa do Mundo em 2014 e a campanha para o Rio sediar Olimpíadas de 2016. Tanto que o candidato planeja construir novos equipamentos esportivos, 17 mil quartos de hotéis no Centro e ligar o Aeroporto Internacional a pontos estratégicos da cidade com Veículo Leve sobre Trilhos, o chamado VLT. O sistema teria bilhete único e levaria passageiros da Barra da Tijuca à Penha e ao Recreio dos Bandeirantes.

Molon ressaltou, à platéia formada predominantemente por estudantes, a importância perene do movimento estudantil. Um instrumento essencial ao exercício democrático:

– O movimento estudantil ainda é muito importante para o Brasil. Ele tem a função de despertar a juventude e incentivá-la a ir à luta da defesa de seus direitos.

Leia mais em "Alessandro Molon: a construção de um novo Rio"