Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2024


Cidade

Chuva dificulta o início da semana

Artur Romeu - Do Portal

15/09/2008

 Artur Romeu

A chuva atrapalhou a segunda-feira da comunidade da PUC-Rio. Os engarrafamentos tradicionais dos dias chuvosos prolongaram o caminho dos estudantes até a universidade. Os que vieram despreparados, sem guarda-chuva, chegaram aos Pilotis encharcados.

- Começar a semana assim é difícil. Segunda-feira já é um dia ingrato, mas levantar cedo para sair da cama com esse tempo é um sacrifício -  desabafou a estudante Fernanda Frazão, que acordou às seis da manhã.

Para os que moram longe, o trajeto até a PUC-Rio passa por uma série de "obstáculos" nos dias chuvosos, observou Tainá, moradora de Icaraí, Niterói. Segundo ela, o jeito é sair mais cedo de casa e aproveitar o "passeio":

- Quando cheguei no ponto de ônibus já parecia que eu tinha tomado um banho de roupa e tudo. Depois, é sentar e relaxar: o percurso que demora menos de uma hora, leva, nessas circunstâncias, uma hora e meia, no mínimo.

Comerciantes também se queixavam do mau tempo.  Especialmente os ambulantes do entorno da universidade, como a vendedora de salgados Juliana:

- Em dias assim, o movimento diminui muito. Até clientes cativos deixam de comprar.

Azar de uns, sorte de outros. O comércio interno vibra com os estudantes ilhados, que lotam os Pilotis na hora do almoço. Em alguns casos, faltam mesas para abrigar todos os "refugiados".  

A  frente fria que cobre a cidade desde sábado se estende até quinta-feira, segundo a previsão do Climatempo.