O termômetro próximo à universidade marcava 35 graus às 11 da manhã de quinta-feira, 4 de setembro. Embora o calendário marque a chegada da próxima estação para o dia 22 deste mês, o clima de primavera é antecipado nas conversas – das quais a praia vira protagonista – e pelo vaivém de vestidos, sandálias, camisetas. "Mal deu para tirar as roupas de frio do armário", comenta a professora de laboratório de moda Eliane Carla. Segundo ela, já é possível observar as tendências do verão.
– No Fashion Rio, foram apresentadas principalmente roupas leves e largas com as cores cítricas típicas da estação. A calça saruel (estilo marroquino) deve ganhar destaque com as estampas “tie-dye” (cores fortes em dégradé meio manchadas) – adiantou Eliane.
A estudante de moda Fernanda Barbosa acredita que, apesar de a mistura de cores quentes prevalecer no verão, o amarelo ganhará destaque. Assim como as sandálias “rasteirinhas” e as havaianas, que "estão cada vez mais presentes" neste fim de inverno (?) carioca.
Quanto à moda masculina da próxima estação, a professora ponderou: "Os homens não mudam muito, não é?". Mas fez um prognóstico:
– Eles vão usar mais bermudas de praia e provavelmente trocar as “cargos” quadriculadas por estampas florais, que podem voltar com força neste verão.
Apesar do calor fora de época, muitas estudantes não deixam de trazer casacos para a universidade. Maria-Luiza, aluna de Comunicação justifica: "Pode fazer calor, mas nas salas o ar-condicionado é constante. Clima de montanha".
Alguns jovens que não tiveram aula pela manhã aproveitaram os 35 graus para ir à praia. Como Gilberto Machado. Ele deu "uma passada rápida em Ipanema". Segundo o Climatempo, uma frenta fria chegará ao Rio no fim de semana.