Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2024


Campus

Pesquisar o desenho para desenhar o pensamento

Paula Giolito - Do Portal

28/08/2008

 Paula Giolito

O segundo dia do XVI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio teve apresentações orais no auditório Anchieta, e exposições de pôsteres em frente ao mesmo. Em clima familiar, os bolsistas do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) tiveram por volta de 15 minutos para explicar de forma resumida suas pesquisas aos espectadores e professores que acompanhavam. No início da tarde desta quarta-feira apresentaram-se alunos do Departamento de Artes e Design, e após um pequeno intervalo o evento prosseguiu com a apresentação de estudantes do Departamento de Psicologia.

Uma das pesquisadoras foi Welida Barbosa, estudante do 8º período de Desenho Industrial, que realiza uma pesquisa sobre a retórica no processo de criação gráfica em revistas nacionais. Assim como ocorre com muitos, Welida teve como base a tese de doutorado de Licínio de Almeida Júnior, e a partir desta desenvolveu seu trabalho sobre as capas publicadas nas revistas Época, Veja e Istóe no ano de 2006. O período foi escolhido como pano de fundo do estudo por ter sido um ano de grande relevância no panorama nacional; o país passou por eleições, crises econômicas e políticas. De acordo com a pesquisadora, a análise da estruturação destas publicações vai além da organização textual, avaliando o uso de imagens e fontes tipográficas como artifícios que transmitam uma mensagem para atrair o leitor. Welida cursa Projeto de Produtos e pretende fazer segunda habilitação em Design Gráfico, e acredita que a área de pesquisa é fundamental em seu curso “O design não é só fazer, é também pensar. Se não tiver pesquisa, o design não se desenvolve, fica estagnado. Aqui no Brasil ainda é uma área com pouca visão, é imprescindível a pesquisa para entendermos o design brasileiro e sabermos como desenvolvê-lo.”

 Apesar de fazer um curso focado no estudo da consciência humana, o estudante de Psicologia, André Werneck realizou um trabalho com características semelhantes à pesquisa da futura designer. André teve como tema “O Pré-Vestibular Comunitário como espaço de subjetivação e implicação política” e, assim como Welida, teve como base de apoio uma dissertação de mestrado realizada por Luciana Ferreira Barcelos. A partir desta tese, o bolsista pôde perceber que os jovens que estudaram em pré-vestibulares comunitários ao entrarem para uma universidade apresentam uma postura política diferenciada dos outros alunos. “Os jornais são formadores de opinião. Os discursos veiculados nas matérias produzem sentidos que se convertem em maneiras de se posicionar no mundo frente a várias questões. Quero iniciar uma oficina de leitura crítica dos jornais com os jovens, para que eles possam formar suas opiniões a partir da junção de diferentes visões.”. Com esta conclusão, realizou sua pesquisa a partir de análise crítica sobre matérias jornalísticas que tratem de temas como o ProUni, o REUNI e o Programa de Cotas, publicadas nos jornais O Globo, O Dia e Extra no primeiro semestre de 2008.