Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cidade

Paes: cem mil promessas

Glaucia Marinho - Da sala de aula

18/09/2008

 Paula Giolito

Cem mil casas populares, cem mil crianças atendidas em creches do município e um novo "agente de promoção social", o Pró-técnico. Foram essas as principais propostas que o candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Eduardo Paes, apresentou em debate na PUC-Rio, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE)  e pela Associação de Antigos Alunos (AaA). Eduardo Paes também é ex-aluno e formou-se em Direito pela PUC-Rio.

 

Tomás Sá, presidente  da Associação de Antigos Alunos, iniciou o debate destacando a queda no crescimento econômico da cidade nos últimos anos. Segundo ele, em 1980, a capital fluminense crescia 7% ao ano, taxa que caiu para 0,5% após 1980. Eduardo Paes disse que o Rio “tem tudo” para mudar esse cenário. Segundo ele, a cidade tem todas as características de uma “cidade global”, abriga importantes centros de tomadas de decisões, como o BNDES, comporta uma rede de transportes e telecomunicações, universidades e centro de pesquisa, e uma enorme indústria de entretenimento.

 

"A prefeitura é a esfera de governo mais próxima do cidadão. Por isso, suas ações são as mais impactantes no cotidiano da população”, explicou Paes, que prometeu investimentos do PAC e as obras do favela-bairro nas favelas cariocas. “Novas invasões não serão toleradas”, afirmou. Ele garantiu a criação de plano de habitação, que prevê a contrução de mais de cem mil casas, a integração da rede de transportes, e a ampliação do saneamento básico na Zona Oeste.

 

Assumiu o compromisso de retomar os prés-vestibulares comunitários que desde o ano passado foram proibidos de funcionar nas escolas municipais. “É inaceitável que a prefeitura não disponibilizar recursos para que eles funcionem”, disse Paes.

 

Saúde

 

Segundo Paes, a saúde é a prioridade do seu governo, e a prefeitura responsável pela atenção básica ao cidadão. Por isso, ele pretende criar várias Unidades de Pronto Atendimento, UPAs, 24 horas.

 

Educação

 

Na área educacional, o candidato garantiu acabar com a aprovação automática, contratar e qualificar mais professores, e oferecer reforço escolar nas unidades municipais. Além disso, prometeu aumentar as vagas nas creches da prefeitura, ao todo serão 100 mil crianças atendidas. Outra novidade é o Pró-técnico, programa similar ao Pro-Uni (do Governo Federal), que visa a formação profissional da juventude. O Pró-técnico pretende qualificar mão-de-obra para os novos empreendimentos que estão sendo criados no Rio, como o Comperj, que pretende abrir cem mil postos de trabalho.

 

Nova secretaria

 

“Prefeito é sindico”, disse Paes ao propor a criação de uma nova secretaria, a de Ordem Pública, com a qual pretende conter a expansão das favelas. Órgãos como a Guarda Municipal, a CET-Rio e a Coordenadoria de Controle Urbano vão ficar sob a responsabilidade dessa secretaria.