Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2024


Campus

Graduação como fonte de pesquisa

Paula Giolito - Do Portal

27/08/2008

 Paula Giolito

Teve início nesta terça-feira (26) o XVI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio. O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) incentiva estudantes de graduação a participar de projetos de pesquisa, e é visto como uma preparação para o ingresso na pós-graduação, pois muitos alunos continuam estudando os temas. O evento acontece no campus da universidade até o dia 29 de agosto, e tem coordenação de Sidnei Paciornik, professor do Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia.

No primeiro dia de apresentações, o auditório do RDC estava bastante movimentado. Entre o público era possível observar a presença de alunos de diferentes períodos do curso de História que assistiam às explicações dos pesquisadores. Eduardo Gonçalves, estudante do 7º período de História, que realiza a pesquisa intitulada “Os pilotis como lugar de memória no acervo de fotografias do núcleo de memória da PUC-Rio” no Núcleo de Memória da Pós-Graduação e da Pesquisa, vê o Seminário como oportunidade para que a comunidade PUC conheça seu trabalho. “Todos os eventos da PUC sempre aconteceram nos pilotis e esta memória deve ser resgatada. A partir desta pesquisa passei a olhar a universidade com outros olhos, me vejo também como parte da história da PUC. Acho que a possibilidade de apresentarmos a pesquisa para os alunos é um meio de incentivá-los a se inscrever na iniciação científica”, disse Eduardo em frente ao pôster explicativo de seu trabalho.

O desejo de ganhar experiência em uma área que ainda não conhecia foi um dos fatores que motivou a estudante do 6º período de História, Ragda Al Assar, a se inscrever no PIBIC. Ragda, que trabalha há um ano na pesquisa “Nação, democracia e desenvolvimento no ambiente intelectual dos anos 1950/1960”, diz que diferentemente do que ocorre em outras áreas, em História não há uma grande oferta de estágios, e com isto, muitos alunos se encaminham à área de pesquisa.

Durante a semana, estudantes de todos os cursos podem assistir às apresentações orais dos bolsistas de Iniciação Científica no auditório do RDC e no auditório Padre Anchieta, ou observar os pôsteres explicativos em frente ao último. Variados temas serão expostos ao longo dos dias por alunos de cursos como Sociologia, Comunicação, Psicologia, Direito e Geografia.