Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2024


Ciência e Tecnologia

Valores sociais integrados à qualidade ambiental

Gláucia Marinho - Do Portal

25/08/2008

 Thiago Castanho

A XIII Feira de Valores da Universidade Católica (FEVUC) acentuou os esforços em busca de avanços ambientais sustentáveis discutidos ao longo Semana de Meio Ambiente, no primeiro semestre deste ano. “Os valores sociais devem estar associados aos valores ambientais”, lembrou o Vice-reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Siqueira.

Luiz Felipe Rego, coordenador geral do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), destacou a necessidade de iniciativas conjuntas para resguardar o casamento entre o social e o ambiental. Pois, como lembrou Pe. Josafá Siqueira, "não há mais espaço para fragmentações".

Os discursos ambientais ganharam tempero regional. Com danças típicas do Pará, o grupo Abaeteuara, formado na Abolição, Zona Norte do Rio, animou os pilotis. Fez todo mundo dançar ao ritmo do carimbó. Depois da dança, o público cantou com o Grupo Musical Juventude Católica. Marcos Lucchesi, aluno de Serviço Social da universidade e tecladista da banda, estava radiante:

- Fico feliz de tocae na PUC-Rio, trazendo a mensagem de paz, luz e amor.

A festa continuou ao som de forró. Mas a FEVUC não é feita só de discursos e música. Em barraquinhas nos pilotis da ala Kennedy, movimentos sociais, instituições e ONGs expunham suas obras na feira, cuja proposta é promover um comércio justo, solidário e ético. P

Para os que desejavam uma programação alternativa, a Semana do Meio Ambiente organizou apresentação de ioga, poesia e música no anfiteatro das araras. O estudante de psicologia Dimitri Merino encantou o público com um recital de poesia. Os versos contaram com o auxilio musical do estudante de intercâmbio Nico Tyson. (Quem quiser conhecer a obra do estudante pode acessar www.poesiaquedesperta.blogspot.com)