Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cidade

O Rio na berlinda

Glaucia Marinho - Do Portal

18/08/2008

A “cidade partida” será retalhada a partir de uma reflexão realizada no curso “Pensar o Rio de Janeiro: Cultura, Política e Sociabilidade”, curso de extensão promovido pela Coordenação Central de Extensão (CCE). A idéia é do professor Paulo d’ Ávila, do Departamento de Sociologia e Política, que pretende “pensar criticamente e de forma qualificada sobre uma cidade que vê cada dia mais, seu tecido social esgarçado e a credibilidade das instituições públicas se esvaindo”. E, segundo ele, a universidade tem esse papel.

O curso aborda os diversos aspectos da cidade com o objetivo de construir um mosaico de suas manifestações políticas, culturais e sociais e de  discutir os dilemas da cidade. Os temas são atuais e estão concentrados na área das Ciências Sociais. O professor  Roberto Da Matta foi convidado para discutir as formas de agir e pensar dos cariocas.

As aulas foram montadas a partir das pesquisas em andamento sobre a vida na capital fluminense. Após cada módulo será realizado um debate, de forma a permitir que os alunos opinem sobre o assunto tratado. “A perspectiva primordial do curso é proporcionar mais do que um formato tradicional, no qual há um transmissor de conhecimento e um receptor passivo. O objetivo é proporcionar um diálogo entre o saber especializado e a reflexão crítica do público interessado”, explicou D'Ávila.

Os professores foram escolhidos a partir de critérios acadêmicos e também sobre pesquisas relacionadas aos temas. Entre os selecionados estão os professores da PUC-Rio, Ricardo Ismael, Maria Alice Resende, Roberto Da Matta, Marcelo Burgos, Fernando Lattman-Weltman, e também professores de outras instituições como, João Roberto Lopes Pinto, do IBASE, Karina Kuschnir, UFRJ e Antônio Carlos Alkimin, IBGE.