Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2024


Campus

Sangue novo no campus

Glaucia Marinho, Joana Medina, José Augusto Martini e Tatiana Carvalho - Do Portal

13/08/2008

 Paula Giolito

A transição entre colégio e universidade assusta muitos alunos. Para facilitar o início desta fase na vida dos novos estudantes da PUC-Rio, há um ano e meio criou-se o “Meu Primeiro Dia na PUC”, que promove visita guiada pelo campus e reuniões com os decanos do CTCH, CCS e CTC.

Logo na parte da manhã, foram recebidos os alunos do Centro Técnico Científico (CTC), dividido em nove departamentos: Matemática, Física, Química, Informática, Ciência dos Materiais e Metalurgia, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Industrial e Engenharia Elétrica (que compreende o Centro de Estudos em Telecomunicações - Cetuc). A habilitação com maior número de calouros é Engenharia de Produção, com 45 estudantes. Foram todos recebidos pelo decano Reinaldo de Campos.

- A gente não se educa só em sala de aula. A vida universitária é mais que isso. Aqui vocês vão interagir com alunos de todos os cursos e aprenderão a cada contato social – disse o Decano.

Na visita guiada por alunos do próprio Centro, os novatos conheceram alguns lugares que freqüentarão pelos próximos anos, como a Biblioteca, o Rio Datacentro (RDC) e a Diretoria de Admissão e Registro (DAR).

- Adorei a idéia da visita guiada. Já conhecia o Campus, através do evento PUC Por Um Dia, mas hoje descobri novos lugares. O que mais gostei foi o contato que há com a natureza e essa mistura de cursos em um único lugar – diz Lívia Ribeiro, caloura de Arquitetura e Urbanismo. Ela escolheu estudar na PUC-Rio devido ao Programa de Projetos, que promove discussões relacionadas à projetos de Arquitetura.

O CTC apresentará novidades durante os próximos semestres. Além de uma reforma curricular prevista para 2009, há projetos dentro do próprio curso.

A previsão para o futuro dos novos alunos é boa. Segundo José Augusto Silva, sócio-diretor da Pipeway Engenharia e ex-aluno da PUC-Rio, há uma demanda da empresa Petrobrás de 16 mil engenheiros para os próximos anos. Leila Vilela, Coordenadora do Ciclo Básico do CTC (CB-CTC), enfatiza que o mercado da Engenharia está muito aquecido, tornando o encaixe no mercado de trabalho fácil.



 Decano Luis Roberto Cunha Na primeira apresentação da tarde, foi a vez do vice-decano do Centro Teologia e Ciência Humanas (CTCH), Paulo Fernando de Andrade, explicar aos alunos do decanato a estrutura da universidade com a ajuda do vídeo “PUC-Rio braços e portões abertos” produzido pela professora Lenira Alcure, do Portal PUC-RIO Digital. Depois foi a vez dos alunos do Centro de Ciências Sociais (CCS) ouvirem do Decano Luis Roberto Cunha um pouco da história e da missão da universidade.

A Coordenadora de Graduação do CCS, Daniela Vargas, falou sobre o calendário acadêmico, o uso dos serviços do PUC online e deu dicas de como sobreviver no novo território. Ela ainda confirmou a continuação das obras e alertou aos alunos sobre a escassez de vagas até o final de 2009.

Em seguida, os calouros ouviram o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Eduardo Shalders, que apresentou um vídeo e em poucas palavras descreveu as realizações do DCE. Para finalizar, alguns representantes do UNICOM explicaram as ações do grupo e convidaram os novos alunos a participar. “O projeto dá a possibilidade do aluno se envolver com trabalhos sociais e com isso melhorar a sociedade ao seu redor”, disse o aluno do 5º período de jornalismo, Daniel Melo, voluntário do UNICOM.

Após as palestras, os novos alunos foram conhecer seus departamentos. Os calouros de Comunicação Social foram encaminhados para a sala K102, onde o diretor do departamento Cesar Romero tirou todas as dúvidas sobre a grade de disciplinas de cada habilitação. Alguns anotaram tudo, outros apenas observaram o desconhecido ao redor. O diretor comentou as atividades de estágio proporcionadas pela universidade, como o projeto Comunicar e o Portal PUC-Rio Digital, e falou da sua importância: “Precisamos nos alfabetizar no digital e o Portal faz isso”.

O clima do campus

 Com o frio e chuva os pilotis da Ala Kennedy, tradicional ponto de encontro da PUC-Rio, ficaram vazios. No entanto, no ginásio, após as palestras os calouros fizeram novas amizades e conversaram sobre a escolha do curso e da universidade. “Escolhi Comunicação por ser um campo abrangente e decidi fazer na PUC por ser a melhor universidade”, disse Stephania Imperial, 24 anos, caloura de Comunicação Social. Já Cecília Monteiro, 20 anos, aluna de Comunicação de Social, escolheu o curso por se relacionar com a profissão que exerce. “Sou atriz há 10 anos no ‘Nós do Morro’ e decidi fazer Comunicação porque tem tudo a ver com teatro”. Ser um centro de excelência atrai novos estudantes, e esse foi o caso de Rodrigo Martins, 18 anos, calouro de Direito: “o curso na PUC será um diferencial no meu currículo”.

Veja também o vídeo "PUC-Rio braços e portões abertos" nos links abaixo:

PUC-Rio, braços e portões abertos: atualidade, diversidade e inclusão

PUC-Rio, braços e portões abertos: a expansão do campus

PUC-Rio, de braços e portões abertos: Gávea, um pedaço do paraíso