Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2024


Cultura

Arte na Lagoa-Barra

Glaucia Marinho - Do Portal

27/03/2009

 Glaucia Marinho

O Galpão de Artes Recicladas Hélio G. Pellegrino foi criado há seis anos pela Comlurb. A idéia de Leonora Vasconcellos, gerente de comunicação da empresa, era criar um espaço onde o conceito fosse o reaproveitamento. Por isso, num lugar inusitado, debaixo da auto-estrada Lagoa-Barra, foi instalado o Galpão. Ele é aberto àqueles que transformam o lixo, que lá perde o significado de sobra, imundice e se torna arte.

O conceito de reaproveitamento foi utilizado pelo Galpão das Artes Recicladas na seleção do próprio espaço. O lugar escolhido para ser instalado era no passado uma cooperativa de catadores, mas como a vizinhança reclamava da sujeira, ele foi desativado. A partir daí, Leonora Vasconcellos entrou em contato com o arquiteto Helio G. Pellegrino, morador do bairro, que já fazia uso de materiais recicláveis, e apresentou a idéia de um ateliê de artes recicladas.

O arquiteto entrou de cabeça no projeto. Pintou o painel do lado de fora do espaço, dedicando-o à arte urbana, sugeriu uma roda de capoeira, e assim, o Galpão foi tomando forma, transformando lixo em objetos.  Nele, “nada se perde, tudo se transforma”, uma garrafa de produto de limpeza pode ser uma flor, papéis de bala um vestido, jornal vira bolsa, papelão porta-jóias. Lá é, também, ponto de encontro de biodesigns ou artistas dispostos a recriar a partir de uma matéria-prima já usada. O Galpão tem três ateliers, uma galeria de arte contemporânea com quatro exposições anuais. Além de disso, oferece várias oficinas de artes, tudo com material reciclável.

Diariamente, ele recebe visitas escolares, o objetivo é convidar as crianças e os adolescentes a refletirem sobre o que é lixo, falar sobre arte e cidadania. Segundo Leonora Vasconcellos, o público do Galpão é aquele que procura um lugar diferenciado. Ela define o espaço como “exótique”.

O Galpão das Artes Recicladas fica na Avenida Padre Leonel Franca, s/nº, em frente à PUC-Rio, ao lado do Planetário e embaixo do viaduto da auto-estrada Lagoa-Barra. Funciona de terça a sábado, das 10h às 18h. Telefone para contato: 2249-2286.