Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2024


Campus

Segunda e terça, dias para doar sangue na Pastoral

Amanda Reis - Do Portal

29/04/2013

 Arte: Cynthia Salles

A 20ª campanha de doação de sangue, promovida pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC) em parceria com o Hemorio, começou nesta segunda, 29, e vai até terça, 30, em virtude da grande procura. A partir das 9h, o posto de coleta vai funcionar no salão da Pastoral Anchieta, no subsolo da igreja.

A coordenadora do projeto, Suzana Kerber, conta que na campanha sempre há entre 100 e 120 cadastros, número máximo disponibilizado pelo programa de coleta externa. Cerca de 70% deles se encaixam no perfil de doadores, o que é um ótimo índice de acordo com Hemorio. Suzana afirma que o objetivo da campanha é ampliar o banco de sangue e conscientizar as pessoas sobre este importante ato:

– Queremos colaborar para o banco de sangue, responsável pela distribuição em todo o estado. Ao realizarmos esta ação no campus da PUC-Rio, estamos também despertando a consciência social e humanitária em nossa comunidade, formada por alunos, professores e funcionários – a campanha ocorre todo semestre desde 2009.

Aluna do 6º período de jornalismo, Ana Carolina Cardoso, de 21 anos, doou pela primeira vez em 2011, em uma oportunidade como esta, na universidade. Desde então, Ana Carolina é doadora e iria participar da campanha nesta segunda.

Carolina Catalani, aluna de publicidade, de 21, também vai estar presente. Ela se tornou doadora também em 2011, quando estava no 2º período. Carolina tentou doar no ano anterior, mas não conseguiu, porque estava gripada. Seu colega Leonardo Andrade, de 22, também aluno de publicidade, começou a doar sangue ano passado.

– É uma forma de ajudar. Doo sempre que posso– conta Leonardo, que pretende doar sangue logo cedo para escapar da fila, que costuma se formar ao longo do dia.

Para ser um doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável e não ingerir álcool nas 12 horas anteriores. Pessoas tatuadas ou com piercings há mais de um ano também podem fazer sua doação. É necessário um documento original com foto.

A doação vale como atividade complementar para o Departamento de Comunicação Social. Dúvidas podem ser esclarecidas no disque-sangue: 0800-282-0708.