Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2024


Campus

PUC por um Dia espera 7 mil estudantes e professores

Gabriel Camargo - Do Portal

17/04/2013

 Mauro Pimentel

A 11ª edição do PUC por um Dia será realizada nesta sexta-feira (19), no campus da Gávea da Pontifícia Universidade Católica. Com foco nos estudantes do Ensino Médio, a universidade abre suas portas e oferece diversas palestras, oficinas, debates e mostras de trabalhos universitários ao longo de todo o dia, das 8h às 17h. A expectativa é de que o evento receba 7 mil alunos de todo o Estado do Rio, de escolas municipais, estaduais, particulares ou públicas, e 400 professores, todos previamente inscritos.

Além de ajudar os jovens a decidirem o curso que escolherão no futuro, o PUC por um Dia apresenta aos estudantes os departamentos e laboratórios da universidade, em aproximadamente 200 atividades, todas adequadas ao perfil do aluno de Ensino Médio. Nos departamentos, os jovens serão recebidos por professores e coordenadores para apresentações detalhadas sobre o funcionamento dos cursos e da própria universidade.

– Os estudantes podem esperar por muita informação relevante em sua escolha e formação. Encontrarão a PUC de portas abertas, especialmente preparada para recebê-los – afirma a coordenadora do evento, Carmen Fagundes, que destaca entre as novidades do PUC por um Dia em 2013 as atividades para os professores que acompanham os alunos e a ampliação da programação cultural, que fez sucesso em 2012.

– Além disso, faremos atividades sobre consumo consciente, abordando temas como definição de consumo, a diferença do consumo entre países, os impactos ambientais causados pelo desperdício através do consumismo, a geração excessiva de lixo e seu descarte; além de dicas de como adquirir produtos.

Estandes estarão espalhados pela PUC mostrando experiências e projetos de diversos cursos, como Arquitetura e Urbanismo, dez Engenharias do CTC/PUC-Rio, Comunicação Social, Informática, Artes & Design, Física, Matemática, Química, Educação, Filosofia, Letras, Artes Cênicas, Psicologia, Teologia, Administração, Direito, Economia, Geografia, História, Instituto de Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia e Política.

Entre as palestras e workshops oferecidos está o debate Julgamentos polêmicos, promovido pelo promotor de Justiça Militar e professor Otávio Bravo para os jovens interessados no curso de Direito, comentando os recentes casos do goleiro Bruno e da menina Isabela Nardoni.

– Apresento vídeos sobre os casos Nardoni e Bruno e depois conversamos com a garotada, para que eles façam perguntas sobre a carreira na área de Direito. Tem feito bastante sucesso – conta Bravo.

Todas as palestras têm lugares limitados, algumas por ordem de chegada e outras com senhas distribuídas. Apresentações de stand-up comedy com Rafael Studart, apresentador do prêmio Multishow de Humor 2012; Marcelo Smigol, comediante do grupo Comédia em Pé; e Pedro Pan, comediante, ator, diretor, roteirista e dublador, além de oficinas de stêncil, grafite e slackline prometem movimentar o campus. Confira a programação completa.