Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

Universidade adere à campanha de vacinação

João Pedroso de Campos - Do Portal

16/04/2013

A PUC-Rio, em parceria com o Posto de Saúde da Gávea, incorpora-se à 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A meta da iniciativa é atender 32 milhões de brasileiros nos próximos dez dias, para reduzir mortalidade, complicações e internações decorrentes das infeccções pelos vírus A/H1N1 (gripe suína), A/H3N2 e Influenza B. Volta-se, em especial, ao aos grupos considerados de risco (idosos, crianças de seis meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde). No campus da PUC, a vacinação é feita, das 9h às 15h, no Serviço de Medicina Ocupacional (casas 9 e 10 da Vila dos Diretórios). Os interessados devem levar documento de identidade com foto.

 

Indicações para vacinação

- Idosos: vacinar todos a partir de 60 anos de idade.

- Trabalhadores de saúde: vacinar aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.

- Crianças de 6 a 23 meses: vacinar todas as crianças nessa faixa etária. As que receberam 1 ou 2 doses da vacina Influenza sazonal, devem receber apenas 1 dose em 2013. Considerar esquema de 2 doses para crianças menores de 9 anos que serão vacinadas pela 1ª vez, agendando a 2ª dose para 30 dias após.

- Gestantes: vacinar todas as gestantes em qualquer idade gestacional, indicada pelo Ministério da Saúde e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez.

- Puérperas (mulheres que tiveram parto recente): vacinar mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, é necessário apresentar documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)

- Povos indígenas: vacinar, de forma indiscriminada, toda população indígena, a partir de 6 meses de idade.

- População privada de liberdade: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com os departamentos de saúde penitenciária.

- Portadores de doenças crônicas: vacinar os grupos de risco clínico em todos os postos de vacinação e não apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Mantém-se a necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação (para as pessoas que não estão dentro dos critérios determinados pelo Ministério da Saúde).