Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Cultura

Fifi Tong dá workshop de fotografia no Rio

Cynthia Salles - Do Portal

12/03/2013

 Fifi Tong

A fotógrafa gaúcha Fifi Tong expõe seu trabalho pela primeira vez no Rio, no Espaço Furnas Cultural. Na mostra Origem, que abre nesta sexta, 15 de março, o público poderá apreciar os 30 retratos da exposição e participar de um workshop gratuito dado pela fotógrafa no sábado, 16 (leia abaixo como participar).

Para a artista, um retrato pode significar muita coisa: um relato histórico, uma arte que eterniza um momento, um instrumento que nos faz querer saber um pouco sobre quem foi fotografado ou tudo isso junto.  A mostra Origem: Retratos de Família no Brasil, que construiu ao longo de 15 anos, entre 1994 e 2009, já foi apresentada em nove individuais no Brasil e no exterior, e sua versão impressa ganhou o 3º  lugar no International Photography Awards na categoria Livro do Ano.

 Fifi TongA fotógrafa conta que Origem nasceu de um baú de laca chinesa que guardava vestidos tradicionais de família. A partir daí, registrou outras – Pascolato (foto acima), Wierchowski, Ferreira, Jesus, Carvalho, Jacintho, Mirindu (foto ao lado), Cunhãtata, Keretchu – com poses que transmitem os laços familiares reforçados pela distância, dificuldades, amor e aconchego.

A mostra segue até 5 de maio, com entrada gratuita. O Espaço Furnas Cultural fica na Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo - (21) 2528-5166. Visitação de terça a sexta, das 14h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

WORKSHOP

Divulgação O workshop será oferecido gratuitamente por Fifi Tong no sábado, 16 de março, das 15h às 18h. Serão selecionados, através de portfolio, dez fotógrafos (profissionais ou amadores) para participar das atividades. O aluno deverá trazer o equipamento - câmera fotográfica que tenha o modo manual e uma lente de pelo menos 80mm.

Para se candidatar à seleção, os interessados devem enviar seus dados (nome completo e telefones) e 10 imagens para o e-mail fifitongworkshop@gmail.com. O workshop será aberto a ouvintes, sem necessidade de inscrição, limitado à capacidade do auditório (100 pessoas).