Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Mundo

Direito para o futuro

Joana Medina - Do Portal

16/06/2008

Com o tema "Direito para o futuro", a 73ª. Conferência Internacional de Direito será realizada no Rio de Janeiro e pretende discutir questões como direitos dos povos indígenas, aspectos legais da tecnologia nuclear e reforma do conselho de segurança da ONU. Promovida pela ILA (International Law Association) a conferência conta com a participação de nomes do direito nacional e internacional. Pela primeira vez no Brasil a conferência pretende reunir 600 participantes entre magistrados, praticantes e estudantes de Direito. Quatro professores do Departamento de Direito da PUC-Rio farão parte do evento. As inscrições terminam no próximo domingo, 22, e podem ser feitas pelo site www.ilabrasil.org.br.

Representarão a PUC no encontro os professores Lauro Gama e Souza Junior (vice-presidente da ILA), Daniela T. Vargas (diretora da ILA), Nádia de Araújo (membro do Conselho Superior da ILA) e Prof. Florian Hoffmann (palestrante) farão parte do evento. Nomes internacionais também estarão presentes como o professor da universidade de Columbia, Alejandro Garro, o ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Antônio Augusto Cançado Trindade, a professora da Universidade de Paris, Catherine Kessedjian, entre muitos outros. Entre os convidados estão o governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o presidente da OAB, Wadih Damous, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Murta Ribeiro e o ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

A conferência tem apoio da ONU, dos governos Federal e Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Procuradoria do Município do RJ, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Justiça do RJ, da Câmara dos Deputados, do SEBRAE, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Confederação Nacional do Comércio, entre outras instituições.

A International Law Association (ILA) foi fundada em uma conferência internacional em Bruxelas em 1873. A ILA é uma das instituições mais representativas no estudo e desenvolvimento do Direito internacional em todo o mundo e realiza de dois em dois anos uma Conferência que aborda temas contemporâneos do Direito Internacional. Hoje, a instituição tem caráter federativo e conta com mais de 50 Ramos. O Ramo Brasileiro, denominado ILA-BRASIL, tem mais de 40 anos e organiza seu primeiro evento em 2008.

A Conferência Internacional de Direito desse ano será realizada no Rio de Janeiro de 17 a 21 de agosto no Hotel Intercontinental, na Av. Prefeito Mendes de Moraes 222 em São Conrado, de 9h às 18h. Mais informações: http://www.ilabrasil.org.br/arquivos/Informacoes_Gerais.pdf