Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2024


Campus

Eletivas de cinema abertas a todos os cursos da PUC

Matheus Vasconcellos - Do Portal

02/01/2013

As disciplinas Cinema e Política, Cinema e Pintura e Cinema Italiano estarão disponíveis para alunos de qualquer curso no próximo semestre. A eletiva Cinema e História volta à grade de matérias depois de 34 anos, ministrada, como da primeira vez, em 1978, pelo cinedocumentarista Silvio Tendler. A inscrição nas disciplinas estará disponível para os alunos a partir desta sexta-feira, 7/12, quando começa a primeira fase da matrícula pelo PUC Online.

– Estou adequando a disciplina ao momento que vivemos hoje. Vou focar as aulas nos movimentos sociais, por exemplo, as revoltas populares – diz Tendler, feliz por “voltar às origens”.

Para o professor, esse tipo de curso é fundamental para a formação dos novos cineastas:

– Não existe cineasta que consiga criar sem conhecer bem o mundo em que vive. O cinema é uma forma de expressão que deve ser balizado pelo conhecimento.

O professor Arturo Netto, que ocupa a cadeira do curso de Cinema Italiano, ressalta que nas aulas eletivas a iniciativa parte dos próprios alunos, que pedem por essas aulas.

– A matéria eletiva é importante porque é uma reivindicação dos alunos de cinema. A preocupação do Departamento de Comunicação é a de oferecer uma opção para quem quer conhecer outra cinematografia, já que agora a matéria é aberta a alunos das outras habilitações – lembra Arturo, explicando que a dinâmica do curso é a de um grupo de estudos: – Essa matéria trata do período neorrealista do cinema italiano, que é uma referência, em sua estética, para o cinema novo brasileiro. Espero que os alunos se interessem pelo perfil das aulas.

A eletiva Cinema e Política será dada pelo professor Fernando Sá, que adiantou como serão as aulas:

– Vamos estudar como os filmes interpretaram os grandes acontecimentos no século passado e como esses grandes diretores os retrataram. Nesse último período tivemos oportunidade de assistir 18 filmes. Essa matéria é importante porque discute o cinema como objeto e como sujeito – afirma Fernando, que já havia ministrdo o curso.

As aulas de Cinema e Pintura serão oferecidas pela professora Denise Lopes, as quartas-feiras.

Eletivas 2013.1

COM 1031 - SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO - 4cr. DESTINO DA VAGA: QQC (qualquer curso)

TEMA: CINEMA ITALIANO

PROFESSOR: ARTURO NETTO

HORÁRIO: 4ª de 13h às 17h / Turma 2IA

EMENTA: O seminário pretende apresentar o cinema italiano através dos seus grandes diretores e principais períodos. O cinema do pós-guerra e o neo-realismo italiano. Os novos gêneros das décadas de 60 e 70. As transformações dos anos 80 e 90. O cinema italiano e seus desafios atuais.

OBJETIVOS: O objetivo do curso é possibilitar aos alunos conhecerem o cinema italiano dentro da história do cinema mundial, seu marcante conceito estético, vigor narrativo e marca autoral desta cinematografia. A exibição de filmes, seguida de debates, irá contemplar as obras dos mais importantes diretores italianos, percorrendo os vários períodos e gêneros e, desta forma, tornar possível conhecer o seu significado e relevância. 

_________________________________________________________________________________________

COM 1038 - SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO - 4cr. DESTINO DA VAGA: QQC (qualquer curso)

TEMA: CINEMA E PINTURA

PROFESSORA: DENISE LOPES

HORÁRIO: 4ª de 13h às 17h / Turma 2IA

EMENTA: O seminário pretende apresentar a relação de parceria entre o cinema e a pintura. Movimentos artísticos e novas tecnologias da imagem proporcionaram, através dos tempos, influências recíprocas e hoje promovem mudanças radicais nos estatutos do cinema e das artes plásticas.

OBJETIVOS: O objetivo do curso é identificar as múltiplas possibilidades narrativas que as novas tecnologias digitais possibilitam aos meios audiovisuais.

_________________________________________________________________________________________

COM 1046 - SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO - 4cr. DESTINO DA VAGA: QQC (qualquer curso)

TEMA: CINEMA E POLÍTICA

PROFESSOR: FERNANDO SÁ

HORÁRIO: 4ª de 13h às 17h / Turma 2IA

EMENTA: O cinema na percepção e formação política do “breve século XX”: as duas grandes Guerras Mundiais; a Revolução Russa; o nazi-fascismo; a Guerra Fria; a resistência não-violenta de Gandhi; as lutas de libertação colonial na Argélia e no Vietnã; a queda do Muro de Berlim; a globalização econômica.

OBJETIVOS: O filme político está na fronteira tênue da história e da memória política, como objeto e como fonte. O objetivo desse curso é criar um espaço onde os alunos possam refletir sobre os diferentes aspectos que fazem de um filme um ato político, e até que ponto isso depende de fatores externos, como o modo como a plateia o recebeu, as análises dos críticos ou o julgamento dos seus efeitos na posteridade.

_________________________________________________________________________________________

COM 1048 - SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO - 4cr. DESTINO DA VAGA: QQC (qualquer curso)

TEMA: CINEMA E HISTÓRIA

PROFESSOR: SÍLVIO TENDLER

HORÁRIO: 6ª de 13h às 17h / Turma 2IA

EMENTA: O cinema como matriz da compreensão da história das grandes questões sociais, políticas e culturais.

OBJETIVOS: O objetivo desse curso é promover uma releitura da história que transforma o filme como uma fonte de conhecimento, muitas vezes, antecipando questões que só serão discutidas pela sociedade tempos depois. O cinema está de tal forma relacionado com a História que se torna vanguarda do conhecimento de grandes questões que mobilizam a humanidade.