Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Novo diretor do IRI quer integrar graduação e pós

Vítor Afonso - Do Portal

12/11/2012

Em um cenário marcado pela reeleição de Barack Obama, pela renitente crise europeia e pelas crônicas tensões no Oriente Médio, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI) também passa por mudanças. O historiador Paulo Esteves, doutor em ciências políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), substitui João Nogueira, que estava à frente do curso havia quatro anos. No discurso de posse, sexta-feira passada, Esteves destacou, como uma das principais metas, a maior integração entre a graduação e a pós. Ele explicou uma das estratégias que serão aprimoradas para cumprir tal desafio:  Carlos Serra

– Alunos com CR acima de 8,5 poderão apresentar diretamente suas candidaturas e serão submetidos a entrevista. Esta nota indica que o estudante está apto à pós – argumenta o novo diretor.

A internacionalização do IRI também está entre os objetivos para os próximos dois anos. Na avaliação de Esteves, é essencial, além do aproveitamento de professores estrangeiros, tornar os programas de pós-graduação atrativos aos alunos dos Estados Unidos e de países da Europa. Ainda de acordo com o novo diretor, também é importante “consolidar a produção cientifica internacional do instituto”:

– Procuramos condições de trabalho que promovam aos docentes uma facilidade maior para publicações em periódicos internacionais e auxiliem os nossos profissionais em encontros científicos da área.

Em meio às várias ambições, Esteves inclui a criação de programas profissionais. A iniciativa vem sendo estudada há um ano e é provável que saia do papel em 2013. O diretor pondera, no entento, que é "fundamental ampliar o corpo docente para alcançar as metas desejadas":  Carlos Serra

– Queremos ampliar o número de profissionais qualificados para conseguir a expansão do curso.

Ao desejar sorte ao seu sucessor, João Nogueira destacou a importância de Esteves para o departamento e reforçou os desafios do Instituto:

– O Paulo (Esteves) trouxe muitas inovações para o IRI. Por isso, passo essa bola para ele com muita tranquilidade. O desafio agora é continuar valorizando nossos docentes e buscar profissionais bem qualificados.

 Carlos Serra Ao fim da cerimônia de posse, o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, também desejou "sorte ao novo diretor" e, em tom descontraído, presenteou Esteves com uma “caneta sustentável”:

– Presenteio o Paulo com esta caneta ecológica para que ele assine seu documento de posse – brincou o reitor.