Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Teólogos analisam ideias de Papa Bento XVI

Rodrigo Serpellone - Do Portal

06/11/2012

A humanização e o sentido da vida são os temas do Segundo Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, que será realizado no Ginásio da PUC-Rio, nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9. A parceria entre o Departamento de Teologia da universidade, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger, que organizou o primeiro simpósio, na Polônia, trará professores de dez universidades do exterior.

Segundo padre Mário de França Miranda, professor de teologia da PUC-Rio e palestrante do seminário, os debates tratarão de explicar melhor o pensamento do Papa. Isto facilitaria a compreensão dos seus pronunciamentos:

– Esperamos poder difundir mais o pensamento dele, que representa uma geração de grandes pensadores do Vaticano. O Papa atual entende a situação da igreja e está conseguindo levá-la adiante. Ele procura escutar a todos e tem uma grande visão teológica.

Padre Miranda acredita que esta é também uma oportunidade de dissolver preconceitos a respeito de Bento XVI:

– Colocam rótulos nele que não correspondem. Ele é uma pessoa compreensível. Tenho contato com quem convivia com o Papa e dizem que é uma pessoa muito boa. Claro que ele não tem todo o carisma de João Paulo II, mas o Bento XVI é de uma fidelidade e inteligência muito grande.

Confira a programação

Dia 8/11 – quinta-feira:

8h30 às 9h30: Cerimônia de abertura

9h30 às 10h30: Humanização e Sentido da Vida (Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; e padre Mário de França Miranda, professor da PUC-Rio).

11h às 12h30: Igreja e Política (Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil); Ética e Economia em Joseph Ratzinger (Prof. Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil); Ratzinger, um pensador atual (Luiz Paulo Horta, da Academia Brasileira de Letras).

14h30 às 17h30: Palestras em auditórios e salas da PUC-Rio.

Dia 9/11 – sexta-feira:

9h às 10h30: O ser humano diante do sentido último da realidade (Prof. Luis Romera, da Università Pontificia della Santa Croce); A fé e o sentido da existência (Prof. Dr. Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro).

10h50 às 11h20: Apresentação: Prof. Mariusz Kucinski do Centrum Studiów Ratzingera, de Bydgoszcz (Polônia).

11h20 às 12h: Mesa de encerramento com Dom Orani João Tempesta, Dom Giovanni D’Aniello e Giuseppe A. Scotti, da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger/Benedetto XVI.