Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2024


Campus

Mensagens de amor escritas em cartões ecológicos

Olivia Haiad - Do Portal

06/06/2008

 Olivia Haiad

Envelopes velhos de contas de banco, caixas de leite vazias, barbantes coloridos, restos de cartolina, panfletos, cola e tesoura. Acrescente um pouco de criatividade, e a receita vira um cartão ecológico para a pessoa amada. Na manhã desta quinta-feira, 5 de junho, o lixo virava declaração de amor. Como o pedaço de papel vermelho recortado em formato de coração por uma aluna.

Parte da programação da XIV Semana de Meio Ambiente, que se estende até hoje, na PUC-Rio, a Oficina de Cartões para o Dia dos Namorados reuniu estudantes, professores e funcionários da universidade. Orientados pela professora do departamento de Educação Lea Tiriba, uma das coordenadoras do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), buscaram soluções novas para imprimir as mensagens românticas.

A iniciativa, diz Lea, segue a política ambiental dos "3 R’s": reduzir, reciclar e reutilizar. A professora retirou de uma grande mala de viagem o material para a oficina, todo reutilizável. Para ela, a atividade é uma forma de incentivar o convívio social e ajudar o meio ambiente:

- Apenas a reciclagem não adianta, porque o que polui mesmo é a produção. Ao criar seu próprio cartão, a pessoa reutiliza coisas que iriam para o lixo.

A maioria dos participantes era composta de mulheres. Raphaela Rodrigues, aluna do primeiro período de Serviço Social, cortava coraçõezinhos amarelos e rosas para enfeitar o cartão do namorado Marcelo Felizola.

- Espero que fique bonitinho. Meu namorado já está acostumado com esses presentes. Vivo fazendo trabalhos artesanais - contou.

Entre negociações de cartolinas e conversas, alguns participantes confessavam que ainda buscavam um destinatário. Para entrar na brincadeira, não precisava ter namorado ou namorada. Frases como “alguém pode me ajudar a fazer um cartão para o meu futuro namorado?” e “amiga, posso fazer um cartão para você?” arrancavam gargalhadas.

Lea Rodrigues, que confeccionava o seu cartão, deu o tom da atividade:

- Qual a diferença entre ir a uma papelaria para comprar um cartão, ou criar com outras pessoas o seu próprio? Estamos nos divertindo, interagindo e preservando.

Uma série de atividades fecha, hoje, a XIV Semana de Meio Ambiente. À tarde, a programação inclui desfile de moda das Costureiras Mulheres do Salgueiro (12 h, nos Pilotis do prédio Kennedy); samba do Gnaisse e Grupo de Percussão da Rocinha (a partir das 13h, na Vila dos Diretórios); e shows de bandas no ginário (Ganeshas, 6 Por Meia Dúzia, Aumumana etc.), das 17h às 20h.