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Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

Publicitários discutem alternativas de mídia

Gustavo Coelho e Olivia H - Do Portal

04/06/2008

A importância da simplicidade e a evolução do  conceito de propaganda marcaram as palestras de Fernando Campos e Gustavo Bastos, diretores de criação das agências Santa Clara e 11/21, respectivamente, na Semana de Publicidade de 2008 da PUC-Rio, em 12 maio. Num RDC lotado, eles decretaram a morte do modelo tradicional da publicidade.

Campos aproveitou o tema “Kuat, reiventando uma marca” para mostrar os novos caminhos profissionais. Ao apresentar o vídeo “Crenças”, explicou o modelo inovador adotado pela Santa Clara. Na tela, a frase inicial profetizava: “Acreditamos que o modelo tradicional de agência está morto”. Campos criticou a "ênfase excessiva em compras de mídia", em detrimento de campanhas publicitárias mais criativas. E afirmou que a especialização atual das agências "não funciona":

 - Cada um aperta muito bem seu parafuso, mas ninguém tem muita idéia do que está montando.

O publicitário exibiu o plano de campanhas famosas feitas por ele e sua equipe. A do CD Pancadão do Caldeirão, da Som Livre, fez sucesso entre os alunos que assistiam à palestra. Com orçamento de R$ 80 mil, a campanha cumpru o desafio de impulsionar as vendas de um CD no tempo dominado pela pirataria. Parte do êxito deve-se à criação do site Funktube.com., no qual qualquer um podia colocar vídeos com coreografias de alguma música do CD para concorrer a uma apresentação no programa Caldeirão do Huck. O resultado foi um aumento da meta de vendas em 250%, e mais de um milhão de votos computados.

Sobre a campanha do Kuat, Campos apresentou cada passo da reinvenção da marca de guaraná da Coca-Cola. Ressaltou que “as marcas tem missões, assim como as pessoas”. Esta premissa guiou a criação de uma nova imagem para o refrigerante. De embalagem nova, mais moderna, e voltado para causas importantes como reciclagem e energias alternativas, o produto sofreu mudanças radicais. Para a Santa Clara, o Kuat precisava "se auto-afirmar, ganhar confiança". Tanto que na nova embalagem a palavra “guaraná” que acompanhava a logomarca foi retirada. “Sprite é Sprite, Fanta é Fanta, logo Kuat é Kuat!”, justificou Campos. Segundo ele, o Kuat precisava "parar de se comparar com o guaraná Antarctica". O slogan “Abra a cabeça, beba Kuat” remetia à existência de uma concorrência forte:

- Antarctica é a lasanha da mamãe, não tem jeito – brincou o publicitário.

Com o tema “Simplicidade é tudo”, a palestra de Gustavo Bastos foi mais curta, porém elucidou questões importantes a respeito da criação de campanhas publicitárias. “Não existe nenhuma idéia ousada, criativa e inesquecível que não seja simples”, afirmou.

Para Bastos, a criação funciona no seguinte fluxo: quanto mais os publicitários pensam, maior simplicidade a idéia atinge. E, claro, isso diminui o risco de repetir algo que já foi feito.

- Vivemos constantemente o problema do varejo. Anunciamos o mesmo produto toda semana, duas vezes por semana, o que gera um grande risco de nos repetirmos – refletiu Bastos.

Diversos anúncios foram mostrados à platéia, que se divertiu com um deles em especial: “Johnnie Walker pelo preço de Juanito Camiñador”. O título ilustra a propaganda de uma pizzaria que vende todos os tipos de uísque por  R$ 4,50 a dose. Risos conformavam o sucesso de uma idéia simples, porém inteligente e divertida.

Bastos defendeu a propaganda feita a "preços simbólicos" para ONGS como uma forma de melhorar o clima na agência. “ Fazer o bem sempre é muito bom, melhora bastante as relações no ambiente de trabalho”. Destacou também a importância do rádio como veículo de publicidade:

- A vantagem do rádio é que o custo de produção não varia. Você pode ousar porque tudo é efeito sonoro. Basicamente, você pode fazer qualquer coisa.

Considerado “boa” pelos palestrantes, a atual fase da propaganda revela, para os dois palestrantes, talentos cada vez mais focados em fazer o que ainda não foi feito, de diferentes maneiras.

- Anunciar é o ofício de contar uma história de forma interessante e inovadora para o consumidor – disse Campos.

No segundo dia da Semana de Publicidade, 13 de maio, o Auditório do RDC ficou igualmente. Desta vez, para a exibição dos comerciais vencedores do Festival de Cannes de 2007. Os alunos riram e se emocionaram com os 60 filmes premiados, em diversas categorias.

O prêmio principal do festival – o “Grand Prix” – foi para o filme “Evolução”, concebido pela agência Ogilvy & Mather para a marca de cosméticos Dove. A propaganda questiona o conceito de “beleza” na sociedade, mostrando como uma mulher comum pode ser manipulada de diversas formas para parecer muito bonita. Com o slogan “faça parte do programa Dove de garotas lindas de verdade”, o comercial quebrou uma escrita no Festival de Cannes: nunca um vídeo idealizado apenas para internet havia arrebatado o Grand Prix. Embora não tenham levado o prêmio máximo, propagandas de marcas como Coca-Cola, Nike e Renault também ganharam destaque. Confira alguns dos comerciais premiados:

Dove (“Evolução”), Grand Prix – http://www.youtube.com/watch?v=hibyAJOSW8U

Levi’s (“Strange Love”), Leão de Ouro – http://www.youtube.com/watch?v=zuiBxtiC-d0

Nike (“Maria Sharapova/I Feel Pretty”), Leão de Ouro – http://www.youtube.com/watch?v=_8FAwMpR6D4

Coca-Cola (“Videogame”), Leão de Ouro – http://www.youtube.com/watch?v=7wt5FiZQrgM

Festiva de Cinema Independente de Buenos Aires (“Gato com Cachimbo”), Leão de Ouro – http://www.youtube.com/watch?v=ESmgcn1zl-E

Shera Telhados (“Conta de dois lagartos”), Leão de Prata – http://www.youtube.com/watch?v=LrixhUg1SCg

Luft Logistics (“Bunda do Cavalo”), Leão de Prata – http://www.youtube.com/watch?v=zlfOHNIYa8c

Renault Clio iPod (“Insect”), Leão de Bronze – http://www.youtube.com/watch?v=kKlGO8b4fbw