Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

PUC-Rio estreia parceria com Festival do Rio 2012

Tiago Coelho - Do Portal

26/09/2012

Divulgação

A PUC-Rio será parceira do Festival do Rio 2012, principal evento de cinema do Rio e um dos maiores do país, que começa nesta quinta-feira, 28, com a exibição, em sessões especiais e gratuitas na universidade, de 12 filmes inéditos que integram a seleção de 400 filmes, entre curtas e longas-metragens. Alunos de cinema e publicidade também vão atuar na mostra.

Serão exibidos, entre a próxima quarta (3) e o dia 11, os longas Jorge Mautner, de Pedro Bial; MPB de Câmara, de Walter Lima Jr.; Chamada a cobrar, de Ana Muylaert; Amazônia eterna, de Belizario Franca; Raça, de Joel Zito Araujo; e Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro.

Seis curtas-metragens realizados por alunos de cinema da universidade estão entre os 29 da seleção oficial do festival, e também serão exibidos na sala 102K. Condição, de Victor Quintanilha; Palhaços não choram, de Luisa Mello; e Agoniza, mas não morre, de Gabriel Meyohas, da Mostra Competitiva; Souvenir de verão, de Luíza Carneiro e Marina Erlanger; Barbara em cena (foto), de Ellen Ferreira; e O sonho de Laura, de Sabrina Carauta e Jasmin Sánchez, da Mostra Não Competitiva. Os filmes dos estudantes da PUC-Rio que serão exibidos no Festival do Rio foram selecionados pela própria curadoria do evento.

Divulgação

À frente da parceria, o professor de cinema Arturo Neto, vê na iniciativa uma oportunidade ímpar para os alunos de Comunicação entrarem em contato direto com o mercado cinematográfico e a experiência prática:

– O Departamento de Comunicação da PUC-Rio oferece a seus alunos a possibilidade de pôr em prática o que aprendem nas salas de aula. O universo acadêmico deve oferecer a teoria, mas também possibilitar a experiência com o mundo real. E, neste aspecto, a PUC é referência.

Além dos estudantes de cinema, alunos de jornalismo e publicidade terão a oportunidade de participar do Festival do Rio, trabalhando na produção. Na cobertura jornalística, equipes dos núcleos de jornal, rádio e TV do Portal PUC-Rio Digital vão produzir reportagens sobre a festa cinematográfica. Haverá transmissão ao vivo da equipe de TV, e o rádio terá flashes ao vivo na programação da rádio CBN.

Arturo avalia a parceria como proveitosa para os dois lados.

– Esta parceria mostra o reconhecimento do festival em relação à excelência da PUC. O festival exibe produtos cinematográficos de alto nível, enquanto a universidade produz conteúdo audiovisual de qualidade, complementando a parceria.

Os seis filmes feitos por alunos estarão nas mostras competitivas e não-competitivas. Para o professor, é uma oportunidade de os alunos perceberem que a vida de quem trabalha em cinema é de muito trabalho:

– Os alunos poderão ver que cinema não é só glamour. Colaboraremos com mão de obra qualificada. Cederemos alunos nossos inclusive para o setor de produção do festival, uma ótima chance de aprender.

Não serão apenas os alunos de comunicação que terão a oportunidade de aproveitar a parceria. Filmes da mostra serão exibidos no campus da PUC-Rio. Um celebre ex-aluno e um professor do Departamento de Comunicação da PUC terão seus longa-metragens exibidos no campus. O documentário Jorge Mautner, o filho do holocausto, de Pedro Bial, que foi aluno de jornalismo, conta a trajetória do músico Jorge Mautner. Já o professor do curso de cinema Belizário Franca terá seu documentário Amazônia eterna exibido, assim como Walter Lima Júnior, professor de direção cinematográfica da PUC, que também terá o documentário MPB de câmara exibido.

Confira os títulos e as datas dos filmes que serão exibidos na sala 102K do prédio Kennedy:

Festival do Rio na PUC

Sala 102K – sempre das 9h30 e 11h

Programação:

03 out (quarta-feira) – Jorge Mautner, de Pedro Bial

04 out (quinta-feira) – Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro

08 out (segunda-feira) – MPB de Câmara, de Walter Lima Jr.

09 out (terça-feira) – Chamada a cobrar, de Ana Muylaert

10 out (quarta-feira) – Amazônia eterna, de Belizario Franca

11 out (quinta-feira) – Raça, de Joel Zito Araujo