Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2024


Campus

Ética na sociedade, na política e na religião

Ana Luiza Cardoso - Do Portal

24/09/2012

Mauro Pimentel  A IV Semana da Cultura Religiosa, que se realiza de terça a sexta-feira, vai debater o tema Ética, cadê você?, no Salão do Centro Pastoral Anchieta (subsolo da Igreja do Sagrado Coração), no campus da PUC-Rio. A semana pretende discutir a ética na sociedade, na política e no sagrado, e cada mesa trabalhará com subtemas relativos às questões centrais.

De acordo com o coordenador de Cultura Religiosa (CRE) do Departamento de Teologia e organizador do evento, padre João Geraldo Machado Bellocchio, o principal objetivo da Semana é trazer a discussão ao campus, para que, assim, os alunos, futuros profissionais do mercado, tenham posturas éticas no trabalho e na vida:

– Os três grandes temas (sociedade, política e sagrado) foram os que mais se evidenciaram nos trabalhos de ética com alunos de toda a universidade. Cerca de 40% deles estão focados nas questões éticas na política, porque é o que mais os incomoda – disse o padre Bellocchio. – Eles precisam de referenciais para o futuro, para a vida deles, e pretendemos abrir essas questões durante a semana. Todos os interessados podem participar.

A abertura é nesta terça, 25, às 17h, com apresentação dos Corais da PUC-Rio e da PUC-Peru, seguido de um coquetel na Pastoral.

Na quarta-feira, 26, das 8h às 13h, haverá apresentação “Teatro nos Pilotis”, do grupo LG7 Produções. Nos pilotis do prédio Kennedy, haverá um ator-estátua representando a ética e, no Cardeal Leme, outro simbolizando a antiética. Além disso, duas “sombras” seguirão os alunos pelo campus, imitando os gestos e fazendo brincadeiras.

Às 13h começam as mesas de debates sobre A ética e a sociedade. A primeira, A ética na sociedade e os direitos humanos, contará com a presença do professor de História da Igreja Luís Corrêa e do subprocurador geral de Direitos Humanos do Ministério Público, professor Leonardo Chaves. Às 15h, é a vez de A ética na sociedade e a ética no cotidiano, com a professora de Teoria do Direito Rachel Nigro e o grupo Ética e Realidade Atual (ERA).

A 11 dias das eleições municipais, a política tomará conta das mesas na quinta-feira, 27. Das 9h às 11h, o subtema será A ética na política e a corrupção, com cientista político Ricardo Ismael, professor de Políticas Públicas no País, e um representante da Polícia Civil – convidada, a delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, não poderá participar da mesa.

Das 13h às 15h, o tema será A ética na política e a sustentabilidade, com o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, e o economista Sérgio Besserman, professor de História Econômica da PUC. Às 15h, A ética na política e a ética nas guerras, com o professor de Cristianismo e Ética André Sampaio e a professora de Relações Internacionais Carolina Moulin.

Na sexta-feira, o grande tema será A ética do sagrado. Das 9h às 11h, a mesa A ética do sagrado e a interreligiosidade e o pluralismo trará representantes de três segmentos religiosos: Pai Antônio, representante das correntes afro-brasileiras; Muna, representando o Islamismo; e padre Jesus Hortal, para tratar do Cristianismo. Às 11h, A ética do sagrado e a sacralidade do corpo, com a professora de Cristianismo Cássia Quelho e com a atriz e integrante do Movimento Humanos Direitos Clarice Niskier.