Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Terça e quarta, dias para doar sangue na PUC

Ana Luiza Cardoso - Do Portal

27/08/2012

O projeto Universitário Sangue Bom realizará coleta de sangue amanhã e na quarta-feira, dias 28 e 29, na PUC-Rio. Para doar, basta levar documento com foto à unidade móvel do Hemorio que estará entre 9h e 14h no Centro Pastoral Anchieta, no subsolo da igreja, e fazer o cadastro. É preciso ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 kg. Quem tiver menos de 18 anos deve apresentar autorização do responsável.

Ao contrário que muitos pensam, não é preciso estar em jejum para doar sangue. Aliás, é recomendado que o doador esteja alimentado e hidratado. Tatuagens e piercing são permitidos, desde que feitos há mais de um ano. Para o coordenador do projeto, Marcelo Grundig, a falta de informação ainda é um dos fatores que inibem o jovem a participar:

– Informações básicas sobre doação de sangue não chegam aos jovens por falta de interesse ou oportunidade. Por isso, vamos até eles com a equipe do Hemorio para responder a qualquer dúvida no dia da coleta.

O projeto, que ocorre semestralmente, tem parceria com o Hemorio e chega à quarta edição com mais de 2 mil bolsas de sangue colhidas em universidades públicas e particulares do Rio. Criado pela Agência Marketing Universitário Campi, o projeto busca, além de informar, desvincular a imagem da doação de sangue das campanhas ligadas a acidentes:

– Queremos mostrar aos jovens que doar sangue é simples, legal, e que pode salvar vidas. Porém, buscamos desvincular o projeto de campanhas emergenciais ou que envolvem catástrofes. Nós teremos até um ator fantasiado propagando a ideia pelo campus.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto Universitário Sangue Bom, ou na página do Facebook.

No dia 30, o projeto segue para a universidade Souza Marques, em Cascadura, e no dia 31, para a Candido Mendes da Tijuca.