Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Microsoft dá oportunidade de estágio nos EUA

Matheus Vasconcellos - Do Portal

20/08/2012

 Lucas Lima

A Microsoft, empresa de tecnologia e computação, está oferecendo estágios de até três meses de duração na área de engenharia e desenvolvimento de softwares nos Estados Unidos. Em palestra a alunos do Departamento de Informática, na última sexta-feira, 17, o coordenador do programa de estágios da empresa no mundo, Ben Mercer, contou que a Microsoft procura estagiários “criativos, metódicos e apaixonados por qualidade”. Para Mercer, essas são características que não podem faltar em um empregado da empresa.

– Estamos procurando jovens espertos e criativos que desejem trabalhar na Microsoft. Não cobramos que vocês sejam como Bill Gates; buscamos pessoas comuns – brincou.

O coordenador entusiasmou os estudantes enumerando vantagens oferecidas pela empresa:

– A oportunidade é imperdível, porque, além de ser uma das maiores empresas no ramo, a Microsoft proporciona ótimas oportunidades pessoais. A Microsoft oferece condições que poucas empresas oferecem hoje. Eles realmente cuidam de você – afirmou Mercer.

Os benefícios econômicos também chamaram a atenção dos mais de 30 alunos – todos homens – que assistiram à palestra. Sem revelar o valor, Mercer garantiu que o salário “faz muito feliz”. Além da remuneração, o estágio oferece treinamento de carreira e moradia.

Os candidatos devem enviar seus currículos (seguindo este molde) para o site da Microsoft, até o dia 31 de agosto. Depois da primeira seleção de currículos haverá uma entrevista entre os dias 10 e 21 de setembro. O último passo para a contratação é a entrevista com o time de engenheiros da Microsoft, durante a semana de 15 de outubro.

Segundo o coordenador, o número de vagas dependerá da qualidade dos candidatos. Mercer deu algumas dicas de como montar o currículo que será enviado para a empresa.

– É importante incluir no currículo todas as informações corretamente e incluir também todos os projetos que você já tenha feito, mesmo que tenha sido apenas diversão – ensinou.

Os estagiários devem ter previsão de formatura após junho de 2013. Esses, caso sejam aprovados no processo seletivo, poderão iniciar o estágio em dezembro deste ano ou em maio de 2013.

Durante a palestra, Mercer fez perguntas relacionadas à programação de softwares, segundo ele do mesmo nível cobrado nas entrevistas. Douglas Mandarino, aluno de engenharia da computação da PUC-Rio, disse que se surpreendeu com o nível das perguntas, que considerou “fácil”:

– O nível de conhecimento exigido pela Microsoft não é difícil. Nós temos uma preparação técnica excelente na PUC, mas a prática do mercado fica a desejar. Eu penso que ainda falta esse dinamismo nos cursos de computação – afirmou Douglas, que pretende se inscrever no processo seletivo.

A visita da Microsoft à PUC-Rio foi a primeira de um ciclo de palestras que vai buscar estagiários em toda a América Latina, e voltará ao Brasil em maio de 2013.