Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Fernão Ramos no Festival de Cinema Universitário

João Pedroso de Campos - Do Portal

17/08/2012

 Reprodução

O documentário é a bola da vez no Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), cuja 17ª edição começa hoje no Rio. Um dos encontros mais esperados do festival, que abre portas para novos cineastas, é a Master Class programada para sábado (18). O documentarista e professor da Unicamp Fernão Ramos, homenageado desta edição, vai avaliar as particularidades do documentário, que já representa metade da produção cinematográfica nacional. Ele vai abordar, por exemplo, a encenação documentária, a "interação entre o mundo e o sujeito que opera a câmera" e as "distinções pontuais" entre documentário e ficção.

Até domingo (19), das 13h às 22h, 150 produções selecionadas, entre 700 inscritas, serão exibidas no Centro Cultural Correios, na rua Visconde de Itaboraí, Centro, que também vai acolher debates com a participação de estudantes, professores, profissionais e especialistas da sétima arte, do país e do exterior. A entrada é gratuita.

O filme que abriu o 17º FBCU é Las Acacias, do diretor argentino Pablo Giorgetti. Exibido dia 13, a produção levou Giorgetti ao prêmio Camera d'Or para melhor diretor estreante no Festival de Cannes do ano passado. As mostras competitivas nacional e internacional se estenderão por todos os dias de festival.

Embora tenha se tornado um grande encontro entre cineastas de diversas gerações, e seja tradionalmente frequentado também por cinéfilos, a iniciativa encontra espaço para o público infantil. No sábado, será exibida, às 15h, a animação Circo Mágico (Manège Magique), de Viola Baier; e, no domingo, às 13h, será a vez do curta-metragem nacional Do lado de fora, de Matheus Pessanha e Paulo Vinicius Luciano. 

A programação especial, voltada à temática gay, também tem produções selecionadas: Geografia do Preconceito, de Daniel Nolasco e Marcella Coppo, e Mais ou Menos, de Alexander Antunes Siqueira, fazem parte da programação do Cineclube LGBT.