Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2024


Economia

Executivo da TIM diz que Anatel foi “leviana”

Tiago Coelho - Do Portal

09/08/2012

Ligia Lopes

O gerente de Serviço de Valor Agregado da TIM, Arnaldo Basile, classificou de “leviano” o relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que levou à suspensão das vendas de novos aparelhos. A Anatel proibiu TIM, Oi e Claro de vender novos chips em diversas regiões do país até que apresentassem planos de reestruturação e investimentos para melhorar os serviços antes de ampliar a rede. Segundo a Anatel, a TIM derruba ligações, faz cobranças indevidas e burla a fiscalização. A suspensão durou 10 dias.

– O relatório é incompleto e ineficiente, e divulga informações confusas. É uma denuncia vazia – afirmou Basile ao Portal.

O gerente reconheceu que a punição abalou a imagem da empresa, que tem 67 milhões de linhas ativas, ou 27% do mercado, e que houve um esforço de diversos setores da empresa para minimizar a crise e prestar os devidos esclarecimentos aos clientes:

– É claro que esta atitude abala a marca, mas em um prazo curto. Estamos investindo para que isso não interfira a longo prazo – garantiu Basile, no segundo dia da Mostra PUC.

Basile falou dos investimentos que a companhia tem feito para melhorar e ampliar a estrutura tecnológica e humana, e ressalvou que o investimento de R$ 8,2 bilhões não serão repassados aos consumidores:

– O custo do investimento em infraestrutura será diluído a longo prazo. O retorno deverá vir em sete ou oito anos. Repassar o preço ao cliente seria um grande erro, pois ele logo migraria para outra operadora.

Alunos da PUC estão na mira da empresa

A responsável pelo setor de recursos humanos da TIM, Fernanda Abreu, também esteve na Mostra PUC para recrutar novos talentos. Ela contou que a maioria dos estagiários da companhia são alunos da PUC-Rio, e que o “DNA” do estudante que busca uma vaga deve ser o da inovação:

– Temos grande interesse nos alunos da PUC. Estamos em busca de profissionais que busquem sempre inovar.

Segundo Fernanda, a média de idade dos funcionários da TIM é de 30 anos, e, como a rotatividade na empresa é grande, muitos estagiários chegam a cargos de diretoria.

Como concorrer a vagas

O aluno que quiser se candidatar a uma vaga deve acessar o site da TIM e se inscrever no programa Estágio sem Fronteira. No estande da Mostra PUC há computadores com acesso à internet e promotoras para esclarecer dúvidas aos candidatos. Os estudantes de engenharia ou tecnologia da informação devem estar a três anos de formatura para concorrer às vagas e, para os outros cursos, devem faltar dois anos para a conclusão.