Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Inscrições de prêmio de jornalismo vão até dia 10

Caio Fiusa - Do Portal

03/08/2012

Estão abertas até dia 10 de agosto as inscrições para a sétima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAFG), realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Serão quatro modalidades: Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado e Sênior. Podem participar monografias, teses, dissertações com pesquisas referentes ao campo do jornalismo.

Coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-Rio e organizador do evento, o professor Leonel Aguiar ressalta a evolução dos trabalhos apresentados ao longo das últimas edições, confirmando a importância do curso.

– É uma premiação de relevância, pois tem um foco específico. Os prêmios e os encontros fortalecem isso. Os estudos vêm consolidando a área de pesquisa do jornalismo. Cada vez mais os alunos de graduação e pós-graduação amadurecem nessas áreas das teorias e de pesquisas, tendo o jornalismo como objeto, fazendo críticas acadêmicas às práticas jornalísticas existentes.

De acordo com ele, o prêmio tem como objetivos atender a todas as regiões do Brasil e aprimorar os estudos sobre jornalismo:

– A ideia é que a premiação se torne cada vez mais nacional. Alguns estados onde o campo de estudo está mais desenvolvido, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possuem cursos de jornalismo direto, não de Comunicação.

A entrega do prêmio ocorrerá em cerimônia oficial durante o 10º Encontro Nacional da SBPJor, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre 8 e 10 de novembro. Além da viagem e da hospedagem custeadas pela organização, os vencedores ganharão diploma e placa.

Irmão do ex-ministro e governador gaúcho Tarso Genro, Adelmo Genro Filho nasceu em São Borja, em 1951. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi um dos pioneiros na pesquisa da área de atuação do Jornalismo e suas teorias. Seu livro O Segredo da pirâmide é uma das referências sobre a teoria do jornalismo. Morreu em 1988, por complicações decorrentes de uma virose.

Confira o regulamento e envie a ficha de inscrição para sbpjor.pagf@gmail.com.