Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Meio Ambiente

Especialistas discutem segurança alimentar

Jorge Neto - Do Portal

12/06/2012

A reunião Food security do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na tarde desta terça-feira no ginásio da PUC-Rio, trouxe à pauta a dificuldade que enfrentaremos para alimentar a população mundial em alguns anos. De acordo com os palestrantes, novas maneiras de produção são necessárias.

– Não é uma questão de alimentar as pessoas; não é uma questão de produzir mais comida; é uma questão de fazer isso de uma maneira que ainda não tenha sido feita – disse Adrian Fernández Bremauntz, assessor de sustentabilidade do reitor da Metropolitan University, da Cidade do México. Para o especialista, novas medidas precisam ser tomadas para a produção sustentável de comida.

– Integrar a segurança alimentar e agricultura sustentável nas políticas nacionais e globais, aumentar o investimento global em agricultura sustentável, intensificar a produção reduzindo a quantidade de recursos utilizados, ajudar populações e setores mais vulneráveis a alterações climáticas e reduzir a perda e desperdícios na cadeia de produção são algumas das atitudes a serem tomadas – completou Adrian.

Manifestando preocupações semelhantes, Tim Benton, professor de ecologia populacional do Reino Unido e especialista em segurança alimentar mundial, afirmou que o crescimento populacional diminui o número de terras para o plantio, o que geraria uma necessidade de produzir mais e minimizar a degradação causada ao ambiente:

– Não podemos continuar prejudicando o meio ambiente desta maneira. O impacto que a agricultura causa a ele é enorme.

Além da agricultura, foram abordadas as mudanças climáticas e como podem influenciar na produção de alimentos, como ressaltou Ram Badan Singh, membro da Academia de Ciências Agrárias da Índia:

– A África Subsaariana tem o maior percentual de perda de terras aráveis por ano, por causa dos impactos que as mudanças climáticas causam no local. Isso tudo afeta o preço dos nossos alimentos – explicou o indiano.

O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável segue até esta sexta-feira. Confira a programação completa do Fórum aqui.