Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

O negócio é a alma da propaganda

Fernanda Ralile - Do Portal

07/05/2008

O segundo encontro da Semana da Publicidade derrubou clichês. Toni Lourenço, diretor de criação da Conexão Brasil, atacou logo: “a propaganda não é mais a alma do negócio, o negócio é que é a alma da propaganda.” Mais do que um jogo de palavras, a afirmação surpreendeu os alunos que assistiam ao seminário organizado pelo professor do Departamento de Comunicação Social Carlos Negreiros, no ano passado. Ao perceber o susto da platéia, Lourenço justificou:

- Porque negócio é sinônimo de cliente, e sem cliente não há propaganda. Então temos que gerar negócios.

Alinhada com as novas demandas do mundo corporativo, a visão integrada da publicidade torna-se obrigatória na formação acadêmica e profissional, ressaltou o palestrante. Loureiro lembrou que o anúncio faz parte de um longo processo, “mas é comum o publicitário achar que esta pequena parte é, na verdade, o todo”.

Com frases como “se a gente nasce por acaso e morre sem querer, aproveite o intervalo!”, “só não muda de idéia quem não tem idéia pra mudar” e “o mundo se divide em dois tipos de pessoas, as que fazem e as que não fazem”, o diretor de criação da Conexão Brasil fez de sua palestra, em alguns momentos, uma sessão de auto-ajuda aos estudantes. Ele esclareceu o que se espera do publicitário:  

- Ser publicitário significa trabalhar em conjunto. Para isso, é preciso estar disposto a ceder. Com inteligência, maturidade e atitude, você consegue decolar. Inteligência para entender o que acontece à volta, maturidade para perceber o momento de arriscar e atitude para fazer acontecer.

Ao arrematar a orientação sobre os atributos dos novos profissionais, Loureiro ressalvou:

- Ceder não é sinônimo de fraqueza, e sim de muita esperteza.

A próxima Semana de Publicidade já tem data marcada. Na segunda-feira, dia 12,  e terça, 13, a PUC-Rio receberá no auditório do RDC, Fernando Campos, diretor de criação da Agência Santa Clara, com a palestra, Kuat – Reinventando uma marca, das 9h às 11h. Das 11h às 13, vai ser a vez, do diretor da agência 11|21, Gustavo Bastos, apresentar o tema Simplicidade é tudo. Na terça-feira, as duas sessões apresentarão o Rolo de Cannes de 2007.