Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2024


Cidade

Procissão de Corpus Christi vai reunir 80 mil fiéis no Centro

Monique Rangel - Do Portal

06/06/2012

 Divulgação

Nem a chuva e o frio que se hospedam no Rio neste feriado abalam a previsão de 80 mil fiéis na  procissão de Corpus Christi, ponto alto da programação religiosa. Os fiéis sairão amanhã, às 16h, da Candelária, no Centro e passarão pelas avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, até a República do Chile, onde o arcebispo metropolitano Dom Orani Tempesta celebrará a missa.

A confraternização deste ano acolherá voluntários, de várias partes do país, que participarão da Jornada Mundial da Juventude, julho de 2013, no Rio. Eles ajudarão a confeccionar o tradicional tapete da festa religiosa. Ocupará 400 metros, da área em frente à Catedral de São Sebastião até a Rua Senador Dantas.    

O trânsito nas proximidades da celebração sofrerá mudanças, com a interdição parcial de algumas ruas (veja todas as alterações programadas pela Secretaria municipal de Transportes). Os pontos de ônibus no local serão desativados entre 21h desta quarta-feira 6 e uma hora da madrugada de quinta para sexta-feira. Os hospitais de emergência, como o Souza Aguiar e o Miguel Couto, e as unidades 24hs da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vão funcionar normalmente.

Comemorado há quase 750 anos, o Corpus Christi é a única festividade católica que tem uma procissão como preceito. Nela os devotos celebram a Eucaristia. A festa do Santíssimo Corpo de Cristo, como também é conhecida, começará antes, às 10h, com uma missa no Santuário da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, na Igreja de Sant’Ana (Praça Dom Sebastião Leme, 11, Centro).  

Às 15h30, Dom Orani comandará o Ofício de Vésperas – oração oficial da Igreja referente à santificação do "corpo mistico de Jesus – com a participação de bispos auxiliares, padres, seminaristas e fiéis. Depois da cerimônia, o Santíssimo Sacramento será levado até o carro-andor para o início da procissão. A celebração terminará com missa na Catedral de São Sebastião.

Três trios elétricos e seis carros de som amplificarão os cantos e as orações, que poderão ser acompanhados por meio de 30 mil folhetos. Convém os devotos levarem também o guarda-chuva, pois a chuva deverá acompanhar os festejos.

A chuva também não ameaça a tradição do tapete, cujos desenhos religiosos começarão a ser montados às 5h desta quinta-feira por representantes de grupos paroquiais e fiéis inscritos para a atividade.  “Mas é possível encaixar quem queira participar”, convida o padre Renato Martins, coordenador da montagem dos tapetes.

– Os tapetes são uma forma de expressar a nossa fé e o nosso amor pela Eucaristia. Nós preparamos os caminhos por onde o Senhor vai passar – explica o padre Renato.

As missas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, estarão suspensas durante o feriado. “A igreja só vai reabrir no sábado para a missa das 18h”, adianta a secretária Lilian Brum.  No domingo, as missas serão celebradas às 11h, 18h, 19h15 e 20h30.