Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Festival debate ditadura brasileira em universidades

Ligia Lopes - Do Portal

01/06/2012

 Divulgação

O auditório do RDC da PUC-Rio será palco para a exibição de dois filmes que estão em cartaz no festival Cinema pela Verdade, que é exibido em 27 capitais do país. O projeto traz sessões de filmes sobre a ditadura militar no Brasil seguidas de mesas-redondas com pesquisadores, diretores, produtores a fim de gerar uma troca de conhecimento entre os estudantes e os debatedores.

Em cartaz em 81 universidades brasileiras, o Cinema pela Verdade é uma parceria do projeto Marcas da Memória via Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com o Instituto Cultura em Movimento (Icem), e mostra cinco documentários que trazem à tona os anos de chumbo no Brasil: Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski; Condor, de Roberto Mader; Hercules 56, de Silvio Da-Rin; Diário de uma busca, de Flavia Castro; e Uma longa viagem, de Lucia Murat.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Julia Motta, ex-aluna da PUC, o projeto tem dois objetivos principais:

– Queremos formar público para o cinema nacional e, por isso, o festival trabalha dentro das universidades. O outro objetivo é repensar esse período histórico da ditadura militar.

Na PUC-Rio, o festival é promovido pelo Departamento de Comunicação Social e vale como um crédito de atividade complementar. Condor e Cidadão Boilesen foram selecionados e serão exibidos respectivamente na segunda e na terça, dias 4 e 5 de junho, às 15h, no RDC.

Na mesa de debates do filme Condor estarão a antropóloga Adriana Facina (UFF), o compositor Jards Macalé e o diretor Roberto Mader. Sobre Cidadão Boilesen vão debater os professores Renato Lemos (UFRJ) e Demian Melo (UFF) e Roberto Mader.

Durante as exibições, universitários de todas as áreas vão atuar como agentes mobilizadores para o projeto.

– Queríamos formar uma rede de troca interdisciplinar – explica Julia.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis na página da mostra no Facebook.