Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Publicidade embala sucesso de "Os Vingadores"

Ana Luiza Cardoso - Do Portal

31/05/2012

Divulgação Reunidos em Os Vingadores, Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América desbancaram o Capitão Nascimento, de Tropa de Elite 2, da liderança das bilheterias nacionais. Mais de 8,4 milhões já assistiram no país ao arrasa-quarteirão dirigido por Joss Whedon. O feito comercial resulta, para o professor Hernani Heffner, do curso de cinema da PUC-Rio, também de uma união de forças... de mercado: grande investimento publicitário; diálogo entre a ação e o humor; lançamentos dos filmes sobre cada herói conduzidos pelo marketing em comum; distribuição em larga escala. 

– O filme explora a comédia de forma bem-sucedida e retira todo o peso dramático sobre o fim do mundo. O sucesso de Os Vingadores se sustenta também no conjunto de filmes criados anteriormente, como sobre o Hulk e o Homem de Ferro – destaca o professor – A distribuição também pesa para o êxito comercial. No Brasil, é impossível alcançar aquele volume de espectadores sem, pelo menos, 700 cópias – acrescenta.

O transporte para o cinema dos heróis da Marvel custou cerca de 209 milhões de dólares. Fora da tela, conseguiram uma façanha à altura da salvação do planeta. Arrecadaram, desde a estreia, em 27 de abril, mais de 1 bilhão de dólares no mundo e 104 milhões de reais no Brasil.

 – Um filme padrão da indústria hollywoodiana não atinge um público sem um investimento enorme na publicidade. A comunicabilidade que o filme estabeleceu com o seu público foi um fator decisivo para que circulasse de uma forma mais ampla e houvesse uma grande aceitação – justifica Heffner. 

O primeiro vingador chegou às telas em 2008. O Homem de Ferro interpretado por Robert Downey Jr, conquistou o quinto lugar no ranking das bilheterias do ano e arrecadou cerca de 581,9 milhões de dólares. Era o começo de uma franquia inspirada em heróis dos quadrinhos da Marvel, que cumpriu a missão de aguçar a expectativa para o lançamento, quatro anos dspois, de Os Vingadores.

Para o estudante de cinema Kaio Moraes, a presença de Robert Downey Jr no elenco também foi essencial ao sucesso de público (e de crítica) e se tornou um grande atrativo no enredo:

– O grande sucesso de Os Vingadores está relacionado com a presença do Robert Downey Jr. Ele sempre foi muito carismático, sempre arrasou nos papéis que fez. Quando interpretou o Homem de Ferro, o público viu como ele parecia com o personagem. 

Fã de adaptações de quadrinhos para o cinema, Kaio prevê talvez a maior das batalhas para Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América, Viúva Negra e Gavião Arqueiro:

– Embora os Vingadores estejam fazendo grande sucesso, vem aí a terceira parte de Batman...