Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2024


Campus

Rubro-negros esticam nos pátios a comemoração do título

Gustavo Coelho - Do Portal

05/05/2008

 Gustavo Coelho

O pilotis da PUC-Rio amanheceu rubro-negro depois da vitória do Flamengo sobre o Botafogo na final do Campeonato Carioca. Os rubro-negros eram facilmente notados entre os alunos da faculdade, e não deixaram os torcedores rivais se esquecerem do resultado de domingo.

Animados com o título do Estadual e também com a boa campanha na Taça Libertadores, os flamenguistas brincavam com a fama de “chorões” dos botafoguenses e coloriam de vermelho e preto os pátios e as salas de aula.

Mariana Fraga e Carla Pestanha, alunas do oitavo período de Desenho Industrial, esticavam pelos corredores a festa do título. Vestidas com camisas do Flamengo, provocavam as colegas alvinegras:

–  Zuei muito a minha melhor amiga, que é botafoguense. O Flamengo entrou tranqüilo no jogo. A vitória era certa – avaliou Mariana.

Igualmente confiante, Renato Santos, do nono período de Economia, comemorava a aposta vencida com os torcedores rivais:

– Ganhei uma grana boa. Tinha certeza de que o Flamengo não amarelaria na final. Assisti ao jogo pela televisão, com os meus amigos flamenguistas. A gente não se mistura – brincou Renato.

A vitória foi festejada com um pouco menos entusiasmo por Osmar Galvão, aluno do quinto período de Comunicação Social. Ele se conteve na arquibancada familiar:

– Meu pai e meu irmão são botafoguenses. Eles ficaram um pouco sem graça, mas se conformaram depois. O Flamengo estava jogando bem. Não me desesperei quando o time sofreu o gol. Acreditava na virada. 

Felipe Rufino, do terceiro período de Direito, também teve de acompanhar na companhia de alvinegros. Como estava viajando, não teve escolha:

– Precisei ver o jogo ao lado de vários botafoguenses. Eles ficaram tristes, mas o que eu posso fazer, não é? Sobre a Libertadores, não arrisco palpite. O Flamengo já está quase nas quartas-de-final, mas não sei até onde o time pode ir no campeonato.

Enquanto os rubro-negros desfilavam orgulho pelo pilotis, alguns alvinegros inconformavam-se com a segunda derrota consecutiva para o Flamengo numa final de Campeonato Carioca. Como Bruno Boligan, aluno do quarto período de Direito. Para ele, o Botafogo entregou o título de bandeja:

– O time não jogou nada. Parecia que os jogadores tinham feito uma partida na altitude e estavam cansados. Precisamos de uns quatro reforços para não ficar no meio do caminho no Campeonato Brasileiro.

Com a vitória domingo, o Flamengo igualou os trinta títulos do Fluminense no Estadual, e agora divide a honra de maior vencedor da competição. Mas o tricolor pode ter sua revanche na Taça Libertadores, competição na qual as duas equipes vão bem. Os torcedores de Botafogo e Vasco cultivam o sonho da conquista da Copa do Brasil, que chega às quartas-de-final com os dois times cariocas firmes na disputa, e do Campeonato Brasileiro, cuja primeira rodada será disputada no próximo fim de semana.