Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Saúde

Vacinação contra gripe na PUC vai até dia 18

Caio Fiusa - Do Portal

11/05/2012

A campanha de vacinação contra a gripe na PUC-Rio começou nesta quinta-feira, dia 10, e vai até sexta, dia 18. Podem podem procurar o Ambulatório, na Vila dos Diretórios, das 9h às 16h, gestantes, pessoas com mais de 60 anos ou com as seguintes patologias: pneumopatia crônica, cardiopatia crônica, nefropatia crônica, hepatopatia crônica, diabetes melitus, doenças neurológicas incapacitantes, imunocomprometidos (congênitos ou terapêuticos), portadores do vírus HIV/AIDS, transplantados, fibrose cística, esplenectomizados, doadores de órgãos sólidos, trissomias, usuários crônicos de ácido acetilsalicílico, asma e hipertensos, ou que tenham contato domicilar com estes. Segundo o coordenador do Serviço de Medicina Ocupacional da PUC, doutor Álvaro Martins Rodrigues, a universidade recebe doses da Prefeitura do Rio e segue os critérios da campanha nacional.

A campanha nacional para a vacinação contra a gripe começou neste sábado, dia 5 de maio em todo o estado. Gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças de 6 meses a 2 anos, índios e profissionais da área que estejam em contato com pessoas gripadas terão até o dia 25 para irem aos postos de saúde na cidade. O objetivo é chegar a 30 milhões de vacinados em todo o Brasil. Serão 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Este ano, pela primeira vez, a campanha imunizará 500 mil presidiários, atendendo ao Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário.

A vacina protege contra os três principais tipos de gripe. Pacientes com alergia a ovo e derivados e aqueles que tiveram alguma reação à vacina em doses anteriores deverão procurar um médico.

Leia também: Infectologista esclarece mitos e verdades sobre a gripe.