Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2024


Economia

Construção de marca abre portas no mercado de moda

Isabela Castro - Do Portal

10/05/2012

Num mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a construção de uma identidade que se diferencie na multidão de marcas torna-se obrigatória. Mais que diagnóstico, as palavras de André Carvalhal, diretor de marketing da Farm, foram uma recomendação aos estudantes reunidos em palestra, na PUC-Rio, organizada pelo Programa de Estudos de Comunicação e Consumo (PECC).

Com o objetivo de promover o diálogo entre os mundos corporativo e o acadêmico, a iniciativa apontou caminhos para vencer a concorrência. Embora se referissem, em especial, à área de moda, as lições observadas pelo gestor da grife feminina valiam para outcos setores. Para ele, a necessidade de se investir mais na identidade de uma marca abre janelas profissionais e exige novas competências:

– As marcas estão percebendo a necessidade de construir uma identidade, para se diferenciar da concorrência. Isso gera uma demanda de profissionais que compreendam de público consumidor e posicionamento de marca. Há demanda na áreas de branding e pesquisa de mercado.

Aos que pretendem abraçar o mercado de moda, Carvalhal recomenda, além da formação superior, cursos de especialização:

– A formação qualificada exige a conjugação entre conhecimentos sobre coleção de moda, estilo, produto e domínios sobre marketing e comportamento do consumo. Os alunos de Comunicação que se interessam pela área devem procurar um curso de especialização para compreender as particularidades desse mercado.