Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2024


Economia

Palestras multiplicam rumos dos matemáticos

Patrícia Côrtes - Do Portal

20/04/2012

Com o objetivo de mostrar que a matemática pode sair do campo acadêmico e se multiplicar por  setores do mercado, começa nesta sexta-feira, 20, às 16h, na sala 856 do Edifício Cardeal Leme, o ciclo de palestras “Matemática e o Setor Produtivo”. O professor Martin Tygel, do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp, abrirá a série de sete encontros, um por mês, promividos pelo Departamento de Matemática da PUC-Rio. A participação é gratuita, sem a necessidade de inscrição, e vale como atividade complementar, para quem pedir o certificado.

– Há a ilusão de que os matemáticos só podem ficar dentro da academia. Queremos mostrar que a profissão está interligada com empresas em diversos campos. Além disso, buscamos enriquecer a interação entre os alunos e os profissionais – explica o professor Carlos Tomei, um dos organizadores das palestras.

Na de hoje à tarde, Tygel apontará os desafios para a exploração e o monitoramento de reservatórios de petróleo. Diante da perspectiva de novas oportunidades neste setor, ele vai esclarecer como as competências matemáticas revelam-se essenciais ao processamento de sinais sísmicos e às metodologias computacionais associadas à extração.

Os próximos palestrantes serão Sérgio Werlang, vice-presidente do Itaú Unibanco; Mario Veiga Pereira, diretor da PSR Consultoria; Marcelo Gattass, professor e coordenador do Laboratório de Informática da PUC-Rio; Oscar Porto, diretor de projetos da Gapso; José Alberto Cuminato, professor do Instituto de Matemática e Ciência da Computação (ICMC) da USP e Jonas Gomes, sócio e diretor da BR Investimentos.