Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Professora de teologia faz releitura das profecias

Amanda Reis - Do Portal

04/04/2012

 Antônio José Albuquerque

As profecias do Antigo Testamento ganham apresentação renovada no livro Mensageiros de Deus: profetas e profecias do antigo Israel (Editora PUC), da professora de teologia da PUC-Rio Maria de Lourdes Corrêa Lima. Lançado nesta terça-feira, na livraria Carga Nobre, a obra busca analisar as profecias numa linguagem acessível a qualquer leitor, sem exigir conhecimento prévio do assunto. Por isso, Maria de Lourdes apresenta os elementos gerais necessários para entender os fenômenos proféticos.

A autora decidiu iniciar o estudo por sentir falta de um material didático que tratasse o assunto com profundidade e, ao mesmo tempo, de forma simples. O livro é destinado principalmente aos alunos do curso de Teologia e História, mas atende à curiosidade de outros públicos interessados em conhecer as escrituras. Os primeiros capítulos abordam o aspecto histórico do fenômeno profético, como a visão da profecia do próprio povo israelita e o lugar que os profetas ocuparam na sociedade do país. Posteriormente, Maria de Lourdes analisa os livros proféticos como aspectos globais para melhor entende-los nas esferas cultural e religiosa.

 Antônio José Albuquerque – Muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema. O leitor que compreender o que são profecias poderá atualizar as antigas para os dias atuais – afirma a professora.

Sem contar quantos livros já escreveu, Maria de Lourdes já está trabalhando em outra publicação. Ainda sem data de lançamento, a obra trata sobre a introdução da Sagrada Escritura geral. A professora deseja que os leitores possam compreender a linguagem da Bíblia.