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Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

SulAmérica passa a atender funcionários da PUC-Rio

Isabela Castro - Do Portal

30/03/2012

 Isabela Castro

“Minha filha de 10 anos tem necessidades especiais e faz tratamentos para visão e pulmão cobertos pelo plano de saúde. Tenho medo da mudança, pois não sei se ela poderá continuar seus procedimentos”, aflige-se Aparecido da Silva, técnico do Laboratório de Artes e Design da PUC-Rio. Com o anúncio da mudança do plano de saúde para funcionários da PUC-Rio – de Unimed para SulAmérica, a partir de 16 de maio –, dúvidas como esta ganham os corredores da universidade. Para esclarecê-las, o Portal conversou com a superintendente de RH da PUC-Rio, Marisa Espíndola, e com o coordenador do Serviço de Engenharia e Medicina do Trabalho, Álvaro Martins Rodrigues, que acompanharam o processo de transição. Eles esclarecem, por exemplo, que os tratamentos em andamento pelo convênio antigo serão automaticamente cobertos se fizerem parte da rede credenciada da SulAmérica. Caso contrário, há três alternativas: o pedido de credenciamento, o reembolso ou o encaminhamento do paciente para uma instituição credenciada "que ofereça serviço similar", explica Álvaro Rodrigues. Abaixo, os principais serviços, mudanças e novidades relativos ao novo plano de saúde, como a emergência domiciliar 24 horas, os prontos-socorros credenciados e a cobertura nacional:    

Equivalência entre os planos
A migração para planos da SulAmérica será feita pelo departamento de Recursos Humanos da PUC-Rio. Não exigirá procedimentos específicos dos funcionários. A regra vale, inclusive, para aqueles que pagavam pelo Plano ômega; e que tinham plano familiar ou odontológico. As equivalências são as seguintes:

Plano Exato Enfermaria: correspondente ao plano Alfa da Unimed-Rio.
Plano Exato Apartamento: corespondente ao plano Beta da Unimed-Rio.
Plano Especial 100: correspondente ao plano Delta da Unimed-Rio
Plano Executivo: correspondente ao plano Ômega da Unimed-Rio.

Emergência domiciliar 24 horas
Este benefício é novidade. Pode-se receber atendimento emergencial por telefone a qualquer hora do dia. Para solicitá-lo, deve ligar para a Central de Serviços SulAmérica Saúde (o número está impresso no verso do cartão do assegurado). Por telefone, um médico instruirá o usuário a tomar as primeiras providências e, caso confirme o caráter emergencial, enviará uma ambulância até a casa ou o trabalho do paciente. A utilização da ambulância está incluída no plano, não implica despesa extra para o assegurado. A ligação também é gratuita. O atendimento dos médicos de plantão ainda pode ser utilizado para tirar dúvidas sobre dosagens e bulas de remédios e interpretação de exames.

Prontos-socorros credenciados
Dentre os novos pontos de atendimento de emergência, estão o Hospital Copa D’Or, o Barra D’Or e o Rio Mar para assegurados Especial 100, equivalente ao Delta. (Estes dois deixaram de ser conveniados da Unimed no fim do ano passado.) As emergências da Policlínica de Botafogo e do Hospital São Lucas, em Copacabana, são contempladas por todos os planos SulAmérica oferecidos pela PUC-Rio. A superintendente de Recursos Humanos da universidade, Marisa Espíndola, explica por que o São Lucas foi incluído na rede credenciada:

– O São Lucas era credenciado por todos os planos da Unimed. Assim, julgamos importante manter o credenciamento. A SulÁmerica negociou com o hospital, que passa a ser credenciado para atendimento emergencial para todos os planos.

A lista com todos os hospitais credenciados pode ser vista na internet: http://www.sulamerica.com.br/redereferenciada/consultarede.html

Cobertura de saúde nacional
Como a SulAmérica tem uma rede integrada nacionalmente (leia-se cadastro único), os usuários terão, teoricamente, mais facilidade no atendimento em outros estados. Marisa avalia, assim, que a mudança de plano será benéfica para os funcionários:

– A cobertura de saúde nacional no sistema de uma cooperativa, como o da Unimed, depende de processos burocráticos, pois os planos são independentes em cada estado. Com o novo plano, basta apresentar o cartão SulAmérica em locais credenciados em qualquer estado do Brasil que o atendimento será igual ao prestado no Rio.

Tratamentos em andamento
Caso o hospital, a clínica ou o médico não seja conveniado com a SulAmérica, o funcionário deve procurar o Serviço de Medicina Ocupacional (Vila dos Diretórios, casa IX), que pedirá o credenciamento à SulAmérica. Segundo o coordenador do Serviço de Engenharia e Medicina do Trabalho, Álvaro Martins Rodrigues, a seguradora se mostrou "aberta" a credenciar pessoas físicas e jurídicas, desde que estejam dentro das exigências do plano. O médico esclarece que, caso não seja possível o credenciamento, ele orientará o funcionário na busca de uma solução:

– Se não for possível manter o tratamento no mesmo local que o assegurado frequentava, estou à disposição para ajudá-lo a encontrar serviços similares e de qualidade em outro médico, clínica ou hospital assegurado.

Uma terceira opção é utilizar o serviço de reembolso:

Reembolso
A SulAmérica oferece o serviço de reembolso para tratamentos não conveniados. Para isso, o usuário precisa pedir um recibo da consulta, com as seguintes informações: nome e CPF do paciente, assinatura, CRM e carimbo do médico, além da indicação do tipo de atendimento prestado.

Com esse recibo, o usuário poderá pedir o reembolso no terminal de autoatendimento que será instalado nos pilotis, ou em outro terminal disponível na cidade. O valores do reembolso por consulta variam de acordo com cada plano:

Plano Exato Enfermaria – R$ 49,50.
Plano Exato Apartamento – R$ 49,50.
Plano Especial 100 – R$ 101,25.
Plano Executivo – R$ 243.

Os valores referentes a serviços mais complexos, como cirurgias, partos, tomografias e ressonâncias, estão discriminados na internet: http://www.sulamerica.com.br/saude/exemplos_reembolso_saude.pdf

Cirurgias programadas
O funcionário que tenha uma cirurgia marcada para depois do dia 16 de maio, quando entra em vigor o novo convênio, também deverá procurar o Serviço de Medicina Ocupacional da PUC-Rio. Os pedidos serão analisados caso a caso.

Descontos em medicamentos e vacinas
O assegurado tem descontos de até 50% em medicamentos e dermocosméticos e de até 20% em vacinas nos locais conveniados, listados na internet (http://www.sulamericasaudeonline.com.br/saudeonline/index.do). Para obter o desconto, basta apresentar a carteirinha no atendimento.

Transplantes
A lista de transplantes cobertos pelo plano de saúde é mais ampla em relação ao convênio antigo. Além dos determinados por lei – rins, córnea e medula óssea –, contempla coração, pâncreas, pulmão e fígado.

Seguro viagem
Todos os planos para a PUC-Rio incluem Assistência Viagem Nacional. Esse benefício, que se estende a acompanhante, contempla serviços como hospitalização, auxílio no caso de bagagem extraviada e reembolso de tarifa por passagem perdida.

Já a Assistência Viagem Internacional está disponível só para os planos Especial 100 e Executivo. Abrange atendimento médico, gasto com medicamentos, atendimento odontológico, localização e encaminhamento de bagagens extraviadas e assistência jurídica.

Diferenças no plano básico

Com a mudança, aqueles que tinham o plano básico da Unimed-Rio, Alfa, e agora têm o Exato Enfermaria da SulAmérica ganham os serviços de Emergência Domiciliar 24 horas, reembolso de atendimentos não cobertos pelo plano e o atendimento de pronto-socorro da Policlínica de Botafogo. A cobertura de saúde nacional será mantida, assim como o atendimento de emergência no Hospital São Lucas em Copacabana.

 

Novas carteirinhas
A partir de meados de abril, as novas carteirinhas, o guia do assegurado e o livro de credenciados serão enviados para os departamentos da PUC, que distribuirão para os respectivos funcionários. O guia reúne informações básicas sobre os planos médico e odontológico e o livro apresenta a lista da rede de hospitais e médicos conveniados, como seus telefones e endereços.

Para aqueles que desejam se tornar conveniados do seguro saúde ou odontológico, ou mudar o tipo de plano, o RH da PUC-Rio fará uma Campanha de Adesão em maio, quando os funcionários poderão realizar essas mudanças sem carência.

Mais informações no atendimento on-line da SulAmérica: http://portal.sulamericaseguros.com.br/data/pages/FF8080811880059D0118800808CA05EF.htm