Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2020


Campus

Colegas lamentam morte da professora Judith Felcman

Caio Fiusa - Do Portal

16/03/2012

Professores e alunos lamentaram a perda da professora Judith Felcman, do Departamento de Química, na manhã desta sexta-feira, 16 de março, aos 70 anos, vítima de câncer. Doutora em Química, teve grande participação no departamento, onde trabalhava desde 1978 e exerceu as funções de diretora e de coordenadora de Química Geral e da Pós-Graduação. O velório, realizado à tarde, reuniu a família, amigos e colegas de trabalho no Cemitério do Caju.

O professor Marco Aurélio Pacheco, pesquisador do curso de Engenharia de Nanotecnologia da PUC, com quem Judith mantinha um projeto sobre transporte de remédios para células doentes, foi um dos colegas presentes à despedida. Ao receber a notícia, escreveu um texto sobre a professora, destacando "seu destemido enfrentamento da doença, que nunca a afastou de nossa casa".

– Judith era uma pessoa formadora, incentivadora do ensino multidisciplinar. Fez muito pelos colegas e pela PUC. Teve projetos financiados, inclusive pela Petrobras. Era uma pessoa obstinada, não se abalou com a quarta metástase.

O professor Pércio Augusto Mardini Farias também prestou sua homenagem à colega, enfatizando a contribuição de Judith ao Departamento de Química, onde criou, organizou e consolidou dois importantes laboratórios, de Bioinorgânica e de Análise e Caracterização Química.

"Ela era judia. Alguns judeus acreditam na vida eterna, outros não. Se este era o caso dela, terá tido uma ótima surpresa", afirmou padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, presidente da Mantenedora da PUC e da Fundação Padre Leonel Franca, em mensagem a professores e funcionários da universidade.

A professora graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), tendo concluído, pela PUC-Rio, mestrado em Química Analítica Inorgânica (1980) e doutorado em Química Analítica Inorgânica (1983), e pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1985 e 1989). Ultimamente, era pesquisadora do Escritório de Desenvolvimento do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio. Especialista em compostos de coordenação de interesse biológico, medicinal e industrial, orientou 48 teses de mestrado e doutorado. Teve 55 artigos publicados em periódicos e mais de uma centena de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Foi delegada do Brasil e membro associado da Comissão de Dados de Constantes de Equilíbrio da International Union of Pure and Applied Chemistry (1996-1999), e ainda prestava consultoria a órgãos de fomento e instituições governamentais.