Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Grupo de Direito treina para torneios internacionais

Isabela Castro - Do Portal

12/03/2012

O Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito do Comércio Internacional da PUC-Rio (GEADICI) fará, nesta terça-feira, 13, mais uma etapa da rotina do treinamento iniciado em outubro para o campeonato arbitragem mais importante do mundo – o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot  – realizado em Viena.

O aluno do 6° período de Direito João Felipe Almeida, que integra o grupo desde o ano passado, explica a dinâmica do encontro de amanhã:

– Nosso treinamento consiste em uma simulação de audiência, na qual os alunos são divididos para defender as duas partes e os professores formam o tribunal. Além de exercitar nossa capacidade de sustentar argumentos, o encontro é uma maneira de mostrar para a universidade que estamos dando valor ao investimento feito em nós.

No currículo do time já constam três participações em Viena e as vitórias na Competição Brasileira de Arbitragem (Camarb), disputada no ano passado em Belo Horizonte e no Pré-Moot, maior torneio de arbitragem simulada da América Lantina, que foi disputado em Curitiba na semana passada. Ainda neste mês, o GEADICI participará, em Paris, de uma competição preparatória para Viena, com apenas 16 equipes convidadas. João Felipe se anima com o prestígio de "estar em um evento tão seletivo":

– Após o resultado em Curitiba, nos consolidamos como a faculdade brasileira com maior chance de vencer uma competição internacional. Estamos muito otimistas pois, além do primeiro lugar, ganhamos prêmios de melhores oradores e melhores notas e o reconhecimento internacional.

O aluno atribui o sucesso do GEADICI à sintonia no trabalho em equipe:

– A mescla da experiência dos mais antigo com a motivação dos novatos gera um crescimento exponencial. Os 16 integrantes estão afinados na divisão das tarefas, o que faz o nível de especialização muito forte.