Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Comunicação da PUC-Rio oferecerá doutorado

Sofia Miranda - Do Portal

05/03/2012

 Mauro Pimentel

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio acaba de conquistar o aval da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligado ao Ministério da Educação, para implantar o seu doutorado. O coordenador de Pós-Graduação em Comunicação, professor Miguel Serpa Pereira, comemorou a notícia, divulgada nesta segunda-feira:

– Foi a melhor notícia do ano para nós. É uma conquista muito importante, porque reflete o trabalho de muitos anos, de todo o grupo docente. Só nos faltava o doutorado, um aprofundamento na pesquisa e no conhecimento – disse Miguel, doutor em Artes – Cinema pela ECA/USP.

O projeto, encaminhado ao Comitê Técnico-Científico (CTC) da Capes, foi avaliado com conceito 4, de uma escala de 3 a 7, e será permanentemente reavaliado, como acontece nos demais cursos de pós-graduação do país. O mestrado em Comunicação da PUC-Rio foi homologado em 2008.

– Esta conquista é o reconhecimento da nossa liderança na área. Além disso, do ponto de vista do aluno, agora com os três níveis de formação universitária, o nosso estudante de Comunicação poderá sair doutor, que é a titulação máxima, numa formação integral. O doutorado terá um impacto na graduação – analisa o coordenador-adjunto da Pós, Everardo Rocha, doutor em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ.

A comissão de Pós-Graduação espera abrir a primeira turma em 2013, mas a data e o próprio processo de seleção ainda serão analisados.

Além da PUC-Rio, a Comunicação da Uerj também obteve aval para abrir o doutorado. Até então, a ECO/UFRJ e a UFF eram as únicas universidades do Estado do Rio a oferecer doutorado em Comunicação.