Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Primeiro Dia na PUC apresenta vida universitária

Monique Rangel - Do Portal

27/02/2012

Ligia Lopes

Com o Meu Primeiro Dia na PUC, nesta segunda-feira (27), a PUC-Rio inicia o semestre letivo com atividades para receber e orientar os alunos que iniciam sua vida acadêmica. Os calouros vão participar de uma recepção no Ginásio, assistir a palestras com coordenadores dos cursos e conhecer a universidade (clique aqui para ver o mapa do campus). Ao meio-dia, uma missa será celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

As atividades começam às 8h30, para os departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharias, Física, Química, Matemática e Sistema de Informação, do Centro Técnico-Científico (CTC). Na chegada, os alunos vão assinar a lista de presença para receber o material e um cupom para almoço no refeitório. Em seguida, haverá apresentações do reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, e do vice-reitor para Assuntos Comunitários, professor Augusto Sampaio. Os calouros também poderão participar de palestras sobre os cursos, além de visitas guiadas por veteranos.

Para a coordenadora administrativa do CTC, Carmen Fagundes, a data permite aos novatos uma interação com os antigos alunos e um primeiro contato com lugares que frequentarão durante a vida universitária, como a Diretoria de Admissão e Registro (DAR) e o Rio Data Centro (RDC).

– Introduzimos novas palestras, que denominamos “palestras de oportunidades”, para que o aluno tenha o conhecimento, logo na primeira semana, das inúmeras chances que tem de se destacar nos primeiros semestres de seu curso, como obter uma bolsa de Iniciação Científica, participar de Dupla Diplomação, incubar sua empresa etc – adiantou Carmen.

Calouros do CTCH chegam à tarde

 Eduardo de Holanda A chegada dos estudantes de Artes Cênicas, Design, Filosofia, Letras, Pedagogia, Psicologia e Teologia, todos do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), está marcada para a tarde. Haverá uma recepção feita pela Vice-Reitoria Comunitária e da Coordenação Central de Graduação, no Ginásio. Depois, eles serão recebidos nos respectivos departamentos. No encontro, receberão orientações sobre procedimentos acadêmicos e informações gerais.

Adriana Nóbrega, coordenadora do curso de Letras, ressalta a importância da reunião de veteranos, recém-chegados e supervisores da habilitação neste primeiro dia:

– A expectativa é que os alunos sejam apresentados e inseridos no contexto da universidade.

Terceira turma do CCBM demonstra confiança na chancela da PUC

A apresentação da PUC-Rio para os novatos de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas e Biomedicina (CCBM), começará no Ginásio, às 13h30. Às 14h30, os estudantes se encaminharão para o Anfiteatro Junito Brandão, localizado no bosque da universidade. Segundo a coordenadora do curso, Rejan Rodrigues Guedes-Bruni, a escolha do anfiteatro traduz a perspectiva do curso de fazer do campus um laboratório a céu aberto.

– Estamos muito motivados com a nossa terceira turma de alunos. Isto reflete a confiança na chancela da PUC-Rio ao propor um perfil de graduação diferenciada e que contempla a integração entre diversas disciplinas do saber – comemora.

Acolhida aos alunos do CCS encerra atividades

O Departamento de Comunicação Social recepcionará os alunos, no Ginásio, às 14h30. A apresentação da universidade será feita pelo decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha, e pela coordenadora setorial de graduação do CCS, professora Andréia Clapp. Na ocasião, os calouros serão apresentados também às atividades do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), da Pastoral, do Núcleo de Apoio e Inclusão a Pessoa com Deficiência (NAIPd) e do Diretório Central dos estudantes (DCE). Logo após, haverá visita ao departamento.

Mauro Pimentel " alt="Mauro Pimentel " class="popup">O professor Luiz Roberto Cunha explica como a recepção é pensada:

– Procuramos sempre apresentar a PUC e a estrutura dos centros, mostrando fotos antigas e dados sobre a universidade.

Os calouros de Administração, Ciências Sociais, Economia, Direito, Geografia, História, Relações Internacionais e Serviço Social se reunirão às 15h30, no Ginásio. A visita aos departamentos será às 16h15.

Confira a programação completa, dividida pelos centros:

Centro Técnico-Científico

8h30 – Chegada dos alunos ao Ginásio da PUC-Rio

9h – Apresentações do reitor da universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, e do vice-reitor para Assuntos Comunitários, professor Augusto Sampaio

9h20 às 11h – Palestras sobre os cursos

11h – Visitas guiadas pelo campus para alunos dos cursos de Engenharia, Química, Física e Matemática

Entrega de camisas aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação e Ciência da Computação

11h30 – Entrega da carteira de estudante  e de camisas para os calouros de Engenharia, Química, Física e Matemática

12h – Missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus

13h às 14h30 – Almoço no Bandejão

Centro de Teologia e Ciências Humanas

12h – Missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus

13h30 – Acolhida dos alunos pela Vice-Reitoria Comunitária e pela Coordenação Central de Graduação no Ginásio da universidade

14h30 – Recepção dos alunos pelos departamentos nos seguintes locais:

Artes Cênicas – sala 144, no Edifício Cardeal Leme

Design – Auditório do RDC

Filosofia – sala 1154, no Edifício Cardeal Leme

Letras – sala 114, no Edifício Cardeal Leme

Pedagogia – sala 464, Edifício Cardeal Leme

Psicologia – no Auditório Padre Anchieta

Teologia – sala 522, no Edifício Cardeal Leme

Centro de Ciências Biológicas e Biomedicina 

12h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus

13h30 – Recepção dos alunos pela Vice-Reitoria Comunitária e pela Coordenação Central de Graduação, no Ginásio

14h30 – Recepção dos lunos no Auditório Junito Brandão, no bosque da PUC

Centro de Ciências Sociais

Comunicação Social:

12h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus

14h30 – Recepção no Ginásio da PUC-Rio

15h – Visita ao Departamento de Comunicação Social

Administração, Ciências Sociais, Economia, Direito, Geografia, História, Relações Internacionais e Serviço Social:

12h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus

15h30 – Recepção no Ginásio da PUC-Rio

16h15 – Visita aos respectivos departamentos