Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2022


Meio Ambiente

"Mundo sustentável 2" é o novo livro de Trigueiro

Sofia Miranda - Do Portal

07/02/2012

 Sofia Miranda

“Nada é mais urgente e importante do que a nossa sobrevivência e qualidade de vida”, afirmou o jornalista e professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio André Trigueiro. Nesta segunda (6), o âncora do Jornal das dez e editor-chefe do programa Cidades e soluções, da Globo News, lançou o livro Mundo sustentável 2 – Novos rumos para um planeta em crise, pela Editora Globo. O lançamento reuniu centenas de pessoas na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon. 

Mundo sustentável 2 é um trabalho de atualização de conteúdos de Mundo sustentável – Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação, livro de Trigueiro lançado em 2005, que pretendia atuar em escolas, universidades e outros campos como um olhar ecológico e reflexivo sobre os assuntos do meio ambiente. Na nova obra, estão apresentados alguns dos principais temas da atualidade como energia, biodiversidade, lixo, consumo, água, mudanças climáticas, urbanização acelerada, dentre outros não menos importantes.

– O livro procura oferecer subsídios para a compreensão do problema e a busca de soluções, a quatro meses da mais importante conferência de sustentabilidade do ano, a Rio+20. Desejo que o livro acelere esse processo, a favor de um mundo melhor e mais justo – relatou Trigueiro.

O livro, dividido em oito capítulos – Consumo consciente; Raspas e restos me interessam; Onde e como vivemos; Água doce e limpa; Biodiverso por natureza; Novas energias; Questões globais e Quando o mundo sustentável é notícia –, reúne artigos, entrevistas e comentários de André Trigueiro veiculados no rádio, na internet, na televisão e nas mídias impressas, com a colaboração de especialistas convidados pelo autor. Como define Trigueiro na apresentação, a obra mostra a convergência de diferentes mídias no formato de um livro, respeitando o timing de cada mídia.

– Um assunto extremamente importante é o das mudanças climáticas. Elas estão tornando o planeta cada vez mais hostil à nossa presença. O dilúvio bíblico que castigou a Região Serrana do Rio de Janeiro, o maior desastre ambiental do Brasil, é provavelmente o exemplo mais doloroso desse fenômeno. Ou nos preparamos para enfrentar essa situação com planejamento e seriedade, ou tudo será mais difícil e caro – lembrou o autor, também comentarista da Rádio CBN e articulista da Revista GQ.

Segundo Trigueiro, Mundo sustentável 2 tem dois objetivos fundamentais: registrar os caminhos da sustentabilidade no Brasil e abrir espaços para as opiniões notáveis de profissionais reconhecidos na área em que atuam. O blog de Trigueiro, Mundo sustentável, apresenta mais informações sobre o livro, artigos e notícias sobre o meio ambiente.