Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2024


Campus

Gênesis incentiva atitude empreendedora

Gabriela Ferreira - Do Portal

25/04/2008

O diretor do Instituto Gênesis José Alberto Sampaio Aranha apresentou, em dezembro do ano passado, o Relatório de Atividades de 2007 do Instituto, em uma assembléia anual, no auditório do RDC. O reitor da PUC-Rio, padre Jesus Hortal, e o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae do Rio de Janeiro, César Velásquez, também estavam presentes. O objetivo do relatório é mostrar as atividades desenvolvidas na incubadora e entregar diplomas a empresas que antes eram incubadas e agora estão prontas para atuar no mercado.

 Segundo o reitor, a atitude empreendedora é a chave de sucesso para o Ensino Superior. “O empreendedorismo não é só fazer algo novo, mas também ter uma visão coerente e sustentável. A responsabilidade da PUC-Rio deve ser global e social”, disse.

Aranha falou sobre a importância de prestar contas com a universidade, a missão do Gênesis e alguns caminhos para um empreendedorismo local.

Qual a importância desse relatório anual para a universidade?

Esse relatório é uma assembléia é uma prestação de contas. É um princípio de transparência. O Gênesis quer mostrar para todos os seus parceiros o que aconteceu durante o ano. Além disso, aproveitamos para graduar as empresas. São empresas que saem da incubadora e vão para o mercado. Elas são consideradas prontas para o mercado e ganham um diploma. É como se elas estivessem saindo da universidade.

Qual a principal missão do Instituto Gênesis?

O Gênesis funciona como uma visão de extensão. É uma maneira de se enxergar o lado de fora da universidade. Os alunos têm um bom preparo de conteúdo acadêmico quando se preparam profissionalmente para serem advogados, engenheiros e jornalistas. Se um engenheiro mecânico aplicar seu conhecimento na mesma área, ele está aplicando o conhecimento acadêmico. Porém, se ele vai aplicar o conhecimento para gerar algo novo, isso já não é ensinado na universidade. Por isso, existem todas as disciplinas de empreendedorismo, que justamente vão dar a esse aluno a possibilidade de empreender, de realizar. Com o conhecimento, ele pode realizar muitas coisas na vida, seus sonhos principalmente. Pode imaginar algo que quer fazer, inovar ou modificar, e usar o aprendizado acadêmico junto com o empreendedor para o projeto. E o Gênesis passa a ser essa porta, preparando os alunos para a visão do mercado de trabalho, para que criem empreendimentos e agreguem valores para a cidade, sociedade ou empresas.

O que significa ter atitude empreendedora?

O empreendedorismo significa uma atitude, um comportamento das pessoas. Ser empreendedor é ter uma atitude ativa e não passiva na sociedade. Não temos que repetir o que já é feito. O estudo de conhecimento das pessoas mostra o mercado está precisando de pessoas que interajam, que não se acomodem, que de alguma maneira inovem, mudem os processos, que criem. E não mais pessoas passivas, conformadas. Isso é que é empreendedorismo, é a mudança de comportamento.

 Quais são os planos do Instituto Gênesis para 2008?

 Nossos planos são os de incentivar o empreendedorismo continuamente. Queremos estimular, com a disciplina de Empreendedorismo e Desenvolvimento Local, por exemplo, alunos que queiram agregar pessoas em função de uma comunidade, bairro ou cidade, gerando capital social e contribuindo para o crescimento econômico e social daquele grupo. Esse é outro tipo de empreendedor, ele não está fazendo um empreendimento, ele está realizando um sonho, uma melhoria para o todo. A gente está procurando alternativas de integração entre os ramos do empreendedorismo.