Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Centro de Ciências Biológicas apresenta curso de medicina

Ligia Lopes - Do Portal

13/12/2011

 Ligia Lopes

O Centro de Ciências Biológicas e Medicina (CCBM) da PUC-Rio promove nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 17h30, nos pilotis da ala Kennedy, o Encontro do CCBM com a comunidade PUC: um olhar para o futuro. No encontro, o decano do CCBM, Hilton Koch, lançará o livro-projeto Proposta para uma graduação médica contemporânea – Modelo PUC-Rio, idealizado por ele e escrito em colaboração com a coordenadora do projeto, a médica, professora e consultora Renata Aranha, e mais sete autores. No início de 2012, o reitor vai instaurar uma comissão para avaliar as condições de instalação do curso.

No encontro, a Escola Médica será apresentada à comunidade PUC por meio de painéis detalhando os cursos, o quadro docente e o funcionamento da escola, além de um projeto interdepartamental com o Departamento de Serviço Social.

– Sempre pensei em como fazer uma faculdade moderna que se adaptasse ao estilo PUC cinco estrelas, porque todos os cursos da PUC são muito bons e reconhecidos, então não poderíamos fazer um curso menor. Ao mesmo tempo, não poderíamos fazer um curso que viesse a causar problemas financeiros para a universidade. Eu queria que o curso fosse moderno, atual, que se adaptasse às condições de qualidade da PUC – explica Koch.

De acordo com Renata, coordenadora de extensão e coordenadora adjunta de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj e sócia da Koan Serviços e Consultoria, que atua no planejamento e implantação de projetos de ensino e serviço na área da saúde, a faculdade ideal é aquela que formaria um médico mais amplo, que tenha uma visão global e comprometimento local.

– Buscamos uma dinâmica, busca de conhecimento. Não é um falando e o outro ouvindo. Queremos que os alunos aprendam a partir de metodologias ativas. Vai ser uma formação do mundo, da medicina como um todo, mas com atuação local, comprometido com o contexto de cada um – explica.

 Divulgação Os autores do livro Proposta para uma graduação médica contemporânea – Modelo PUC foram escolhidos de acordo com a especialidade, indicados por nomes de referência nas respectivas áreas.

– Cada autor tem uma habilidade diferente. São profissionais diversificados, especializados nas principais áreas de conhecimento – conta Renata, que atualmente faz pós-doutorado em Educação na UFF.

A discussão sobre criar uma graduação em Medicina na PUC começou cerca de cinco anos atrás, quando o professor Hilton Koch assumiu a direção da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio. Foi realizado um seminário com a presença do padre Jesus Hortal, na época reitor da universidade, os vice-reitores e professores de medicina de diversas universidades. A partir daí foi feito um pré-projeto, apresentado ao então reitor, padre Hortal Sànchez. Aprovado o pré-projeto, tudo começou a caminhar. O financiamento veio de uma empresa de saúde, que repassou recursos para montar a equipe, a cargo de Renata, pois Koch não quis envolver a PUC nos custos. Pronto, o projeto foi apresentado ao atual reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, e aos demais membros da Reitoria.