Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

Horizontes do jornalismo nas palavras de quem faz e ensina

Sofia Miranda - Do Portal

02/12/2011

 Ligia Lopes

Os desafios do exercício da profissão de jornalista, a obrigatoriedade do diploma, o discurso maniqueísta em portais jornalísticos e a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem estão entre os temas abordados no livro Horizontes do jornalismo Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais (E-Papers, em versão impressa e eletrônica), que será lançado na próxima quarta-feira, dia 7 de dezembro, às 19h, na Livraria BlooksO livro, organizado pelos jornalistas e professores Marcelo Kischinhevsky (PUC-Rio/Uerj), Fabio Mario Iorio (Uerj) e João Pedro Dias Vieira (Uerj), reúne os principais trabalhos apresentados no 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, parceria da Uerj com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) realizada em maio deste ano, no Rio.

O tema do encontro foi A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do jornalismo. Foram apresentados 30 trabalhos, 13 dos quais transformados em artigos para o livro. Professor da PUC e pesquisador do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, Marcelo Kischinhevsky, um dos organizadores, conta que a ideia de se fazer o registro formal do seminário foi imediata e unânime:

– No encontro foram apresentados trabalhos diversificados e representando todos os aspectos importantes do jornalismo praticado hoje no Rio de Janeiro. Foi uma rica troca entre professores, em vários pontos: as dificuldades, as experiências interessantes que são desenvolvidas nas práticas profissionais. Foi tão rico e proveitoso que todos comentaram sobre a importância desse registro. Assim, logo após o encontro convidamos os palestrantes para transformar suas apresentações em artigos, e temos o livro em tempo recorde.

Coordenador de Graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, o professor Leonel Azevedo de Aguiar é autor de um dos artigos, Questões metodológicas sobre a teoria do newsmaking: um estudo de caso sobre o jornalismo esportivo, junto com a jornalista Luisa Prochnik, professora da Universidade Estácio de Sá. Leonel destacou a importância de publicações como esta para o avanço dos estudos sobre jornalismo.

Horizontes do jornalismo vem para fortalecer esse campo de pesquisa dos estudos de jornalismo e fazer também com que esses estudos dialoguem com outras faces da comunicação e outras áreas. Essa iniciativa é fundamental, por dar visibilidade aos trabalhos que o Fórum dos Professores de Jornalismo desenvolve. Espero que os professores de graduação incentivem os alunos a ler este livro – ressalta Leonel.

A advogada e professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Leise Taveira também elogia a iniciativa:

– Os organizadores estão de parabéns, bem como os autores, que trazem discussões contemporâneas e extremamente pertinentes, tanto do ponto de vista do ensino e da pesquisa como no do mercado de trabalho.

Leise participa do livro com um artigo sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009. A discussão voltou à pauta nacional nesta quarta-feira, 30, com a aprovação no Senado, em primeiro turno, por 65 votos a 7, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência do diploma. A advogada comemorou a decisão, que ainda depende de segunda votação.

– Achei a aprovação da PEC uma vitória, mas há um procedimento mais complexo até a sua aprovação total. A sociedade precisa estar atenta e pressionar deputados e senadores. O que está em questão é muito mais do que a sorte de uma categoria profissional, mas a necessidade de qualificação da informação que é tratada pelo profissional jornalista. Essa qualidade é direito do cidadão, e precisa ser tratada com sensibilidade dentro de um regime democrático – afirma Leise.

 Ligia Lopes Também satisfeito com a perspectiva da volta da exigência do diploma, Marcelo Kischinhevsky reforça:

– É importante tratarmos desses assuntos, mas, para além da questão do diploma, temos a necessidade de discutir a formação superior no jornalismo. Temos que melhorar essa formação – opina Marcelo.

O primeiro capítulo, Jornalismo em perspectiva, é aberto com Desafios da profissão, do ensino e da pesquisa em jornalismo, artigo de Beatriz Becker, professora da ECO/UFRJ e editora da revista Brazilian Journalism Research; seguido por Convergências e divergências, do jornalista e professor João Batista de Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e A decisão do STF que derrubou a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão e o seu reducionismo à teoria do espelho, de Leise Taveira.

Além do artigo de Leonel Azevedo de Aguiar e Luisa Prochnik, a segunda parte do livro, Entrelinhas, traz os artigos O discurso sobre o “mal”: representações jornalísticas da morte de Osama Bin Laden, do jornalista Nemézio Amaral Filho, professor da Estácio; O sol de cada dia no simulacro midiático, do co-organizador Fabio Mario Iorio, chefe do Departamento de Jornalismo da Uerj; e O jornalismo e a comunicação de massa como campos legítimos de produção de informação, da professora da Universidade Castelo Branco (UCB) Alexandra Aguirre.

Em Experiências e intervenções, terceira e última parte, professores apresentam relatos de experiência – projetos e práticas de ensino desenvolvidos com os alunos. Compõem este painel Circulação de conteúdos radiofônicos em mídias sociais: o projeto Uerj no Ar – O rádio como apoio à inclusão social e à difusão do conhecimento científico e tecnológico, de Marcelo Kischinhevsky; F5 – Atualizações metodológicas no ensino digital, da jornalista e professora da UFRJ Cristina Rego Monteiro da Luz; Jornalismo comunitário no Morro dos Macacos – relato de uma experiência, da professora e pesquisadora da FCS/Uerj Luisa Mariani; A escuta jornalística e sua contribuição à construção da cidadania, da professora de jornalismo da Estácio Ana Lucia Vaz; O universo numa bolha de sabão: autoria e plágio nos trabalhos acadêmicos, dos professores da Estácio Soraya Venegas Ferreira e Milton Júlio Faccin; e, por último, Teorias da comunicação, teorias do jornalismo e educomunicação: transversalidades epistemológicas e metodológicas em pesquisa de intervenção social, da professora da Uerj Angela Faria de Vieira.

A Livraria Blooks fica na Praia de Botafogo 316, junto ao cinema Unibanco Arteplex. Horizontes do Jornalismo está disponível no site da E-Papers, em papel e em versão eletrônica.