Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Médicos Sem Fronteiras debatem ajuda humanitária

Ligia Lopes - Do Portal

29/11/2011

 Divulgação

O presidente internacional da organização Médicos sem Fronteiras (MSF), o médico indiano Unni Karunakara, estará nesta terça-feira (29) na PUC-Rio para a mesa-redonda Desafios e perspectivas da ajuda humanitária internacional do século XXI, organizada pelo MSF em parceria com o Instituto de Relações Internacionais (IRI).

Segundo a coordenadora de comunicação da MSF no Brasil, Alessandra Vilas Boas, o evento gira em torno dos desafios atuais e futuros das perspectivas da ajuda humanitária.

– O Dr. Unni vai falar sobre politização da ajuda humanitária no mundo, tema discutido internacionalmente em muitos países onde a ajuda humanitária está sendo politizada, e isso representa um risco não só para as agências e profissionais que praticam essa ajuda como para as pessoas que se beneficiam dela. A partir desse conflito, é levantada a questão da independência da ajuda humanitária no mundo – explica Alessandra.

A mesa-redonda terá a participação do Dr. Karunakara, que apresentará a palestra Politicisation of Aid; do consultor de direitos humanos e de ajuda humanitária Conor Foley, com Humanitarian Intervention – Going around in circles; e da professora do IRI Simone Rocha, que tratará do tema The state of the art of humanitarianism today. O encontro será moderado pelo pesquisador canadense Robert Muggah. 

Ex-diretora da MSF no Brasil e atualmente coordenadora-adjunta de Pós-Graduação do IRI, a professora Simone Rocha foi a ponte para a parceria proposta pelo MSF.

– Eu vou falar sobre os desafios da ajuda humanitária hoje tanto do ponto de vista político quanto operacional – antecipa Simone.

A mesa-redonda será realizada às 18h30, no auditório B6 do Edifício Frings. As palestras serão em inglês.