Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Cidade

Seminário debate educação e cidade no Centro Loyola

Mariana Alvim - Do Portal

09/11/2011

O Centro Loyola de Fé e Cultura, da PUC-Rio, será sede do seminário Educação e cidade Tendências e desafios da pesquisa, nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, no Centro Loyola de Fé e Cultura, na Gávea. O evento é realizado pelo Observatório Educação e Cidade, um núcleo de pesquisa interdisciplinar que estuda a desigualdade na educação. No encontro, pesquisadores brasileiros vão apresentar os resultados de suas pesquisas na área, além de lançar novas discussões sobre o tema, com a participação de dois convidados estrangeiros: Gregory Elacqua, da Universidad Diego Portales, do Chile, e John Portz, da Northeast University, dos Estados Unidos. Financiado por Capes, Inep, Faperj e CNPq, o observatório reúne pesquisadores da PUC-Rio, UFF e UFRJ.

A educadora Fátima Alves, doutora em Educação pela PUC-Rio e coordenadora do seminário, lembra que o encontro reúne profissionais de áreas distintas – Gregory é economista, José Francisco Soares (UFMG) é da área de estatística e ela própria, educadora , mas que sempre convergem para o tema educação e cidade, criando a complementaridade característica do observatório.

Fátima destaca a presença de pesquisadores estrangeiros nesta primeira edição do seminário, a partir da qual se pretende estabelecer um trabalho conjunto.

A presença do Gregory (Elacqua) é o primeiro momento de uma agenda conjunta. Queremos trabalhar juntos na questão das escolhas familiares, por exemplo, e fazer um paralelo entre Rio e Santiago. A última mesa será interessante, porque estarão representadas as realidades brasileira, americana e chilena.

Centro Loyola de Fé e Cultura fica na Estrada da Gávea, nº 1. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo email observatorioeducacaoecidade@gmail.com. O número de vagas é limitado.

Um dos seminários previstos para sexta-feira, A Prova Rio e a política de responsabilização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi cancelado devido à realização da Prova Rio, organizada pela secretaria, que será realizada nos mesmos dias do seminário na PUC. Confira a abaixo a programação do evento. 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 10 de novembro

14h-14h30: apresentação do Observatório Educação e Cidade, com Márcio da Costa (FE/UFRJ) e Fátima Alves (PUC-Rio)
14h30-15h: palestra Território, educação e políticas: uma agenda de pesquisas em aberto, com Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ)
15h–16h15: Uma geografia de oportunidades educacionais, com coordenação de Fernando Cavalieri (IPP), com a apresentação dos trabalhos Distribución de Oportunidades de Educación Básica en Santiago de Chile, com Gregory Elacqua (UDP/Chile); A geografia das oportunidades educacionais no Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro, com Wolfram Lange (PUC-Rio) e Caio Victer (IPPUR/UFRJ); Oportunidades educacionais no Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, com Fátima Alves (PUC-Rio)
16h15-18h: discussão sobre os trabalhos apresentados
18h-20h: apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas em 2010 e 2011, seguida de coquetel

Sexta-feira, 11 de novembro

9h-10h45: Condicionantes territoriais da Oferta e Demanda de Qualidade da Educação, com coordenação de Fátima Alves (PUC-Rio); Impacto da violência urbana nas escolas, com Ignacio Cano (Uerj); Desigualdade de oportunidades educacionais na transição entre os segmentos do Ensino Fundamental, com Mariane Koslinski (FE-UFRJ) e Márcio da Costa (FE-UFRJ); Famílias, vizinhança e escolha de escolas de qualidade na cidade do Rio de Janeiro, com Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio); Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro, com Ana Pires do Prado (FE/UFRJ) e Rodrigo Rosistolato (FE/UFRJ)
10h45-11h: intervalo
11h-12h30: discussão sobre os trabalhos apresentados 
12h30-14h: almoço 
14h-15h45: Políticas de avaliação e responsabilização, com coordenação de Márcio da Costa (FE/UFRJ), com a apresentação dos trabalhos Accountability Policies in US: the Case of Massachusetts, com John Portz (Northeast University - EUA); Evaluación y Regulación de la Educación en Chile, com Gregory Elacqua (Instituto de Políticas Públicas/UDP - Chile); e Indicadores Educacionais e Políticas de responsabilização, com José Francisco Soares (UFMG)15h45-16h: intervalo
16h-17h30: discussão sobre os trabalhos apresentados 
17h30: encerramento