Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

1ª Semana de Cinema inscreve curtas até quinta

Monalisa Marques - Do Portal

11/10/2011

 Divulgação

Os alunos e ex-alunos da PUC aspirantes a pisar no tapete vermelho do Festival do Rio podem dar os primeiros passos já na Primeira Semana de Cinema da PUC-Rio, que começa segunda-feira, 17, e segue até dia 21, na sala 102K. Além de palestras – estão confirmadas as presenças do presidente da Rio Film Commission, Steve Solot, do diretor comercial da RioFilme, Adrien Muselet, do diretor do PoloRio Cine e Vídeo, Claudio Petralha, do diretor do Anima Mundi, Marcos Magalhães e do diretor de Projetos Especiais do Festival do Rio, Marcos Didonet –, a programação terá um dia exclusivo para a exibição de curtas-metragens dirigidos, produzidos ou escritos por alunos e ex-alunos da universidade. Os candidatos podem se inscrever até esta quinta-feira (13), preenchendo o formulário; a lista dos filmes selecionados será divulgada neste domingo, na página do Facebook.

– Nós queríamos fazer alguma coisa a mais durante a semana de votação do júri popular do concurso Roteiro PUC. Então, resolvemos convidar o Joel Souza, do site Lixeira Dourada, para nos ajudar a organizar o que acabou se transformando na Primeira Semana de Cinema da PUC-Rio – conta Vitor Clin, estudante de cinema e um dos organizadores do evento.

Ísis Barboza já tem a certeza de que vai participar da Semana. Seu curta-metragem Vicente foi convidado para a exibição. A animação, toda em stopmotion, foi produzida para concorrer no festival Curta Criativo de 2010, do Sistema Firjan. Foi eleita segundo colocada por voto popular, tendo sido exibida na mostra Futuro Animador, do Festival Anima Mundi deste ano. O curta já foi bem recebido por vários públicos, mas dos espectadores da PUC Ísis espera muito mais:

– Pode parecer difícil, mas quem quer fazer cinema tem que ter iniciativa própria. Espero que todos percebam como é importante se mobilizar para realizar um projeto. Eu resolvi produzir Vicente depois de ler um cartaz na PUC sobre o Curta Criativo. Na época, eu chamei vários amigos para participar, mas, como ninguém se interessou muito, resolvi fazer um filme em stopmotion, única maneira de filmar alguma coisa sozinha.

Ao trazer realizadores, produtores, críticos e professores para debater com os alunos, os organizadores da Semana de Cinema esperam alertar os alunos quanto à importância da iniciativa própria. Vitor explica que foi esta a motivação da mostra de curtas produzidos fora do ambiente acadêmico:

– Por ser muito mais fácil fazer um filme com os equipamentos e o apoio da PUC, os alunos ficam acomodados. Queremos mostrar que é perfeitamente possível produzir algo por fora, mas que, para isso, é preciso querer de verdade.

 

Confira a programação prevista:

Dia 17 | SEGUNDA-FEIRA

11h: CERIMÔNIA DE ABERTURA com a presença do professor Cesar Romero Jacob, diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
EXIBIÇÃO de curtas-metragens escritos, produzidos e/ou dirigidos por alunos e ex-alunos da PUC-Rio, realizados fora do ambiente acadêmico.

13h: DEBATE “PRODUZINDO ANIMAÇÕES NO BRASIL: POR ONDE COMEÇAR?”
Marcos Magalhães (Diretor do Anima Mundi)
Pedro Iuá (Diretor de Educação da Associação Brasileira de Cinema de Animação)
Mediação: professora Claudia Bolshaw (PUC-Rio, Departamento de Artes e Design)


Dia 18 | TERÇA-FEIRA

11h: DEBATE “SEU FILME NA TELA: A IMPORTÂNCIA DOS FESTIVAIS”
Marcos Didonet (Diretor de Projetos Especiais do Festival do Rio)
Ailton Franco Jr. (Diretor e Produtor do Curta Cinema)
Mediação: professor Sergio Mota (PUC-Rio, Departamento de Comunicação Social)

13h: EXIBIÇÃO de parte do acervo de documentários em curta-metragem da disciplina ‘PROJETO DE FILME I’, do curso de Comunicação Social com habilitação em Cinema da PUC-Rio, com a presença dos diretores para debate.


Dia 19 | QUARTA-FEIRA

9h: EXIBIÇÃO do filme CRÍTICO, de Kleber Mendonça Filho.

11h: DEBATE “QUEM CRITICA A CRÍTICA?”
Kleber Mendonça Filho (Crítico do CinemaScópio, diretor do filme Crítico)
José Carlos Avellar (Crítico, programador do Instituto Moreira Salles)
Prof. Miguel Pereira (Crítico, coordenador de Pós Graduação da PUC-Rio)
Mediação: professora Denise Lopes (PUC-Rio, Departamento de Comunicação Social)


Dia 20 | QUINTA-FEIRA

11h: DEBATE “DESAFIO CULTURAL: COMO FAZER CINEMA NO BRASIL?”
Adrien Muselet (Diretor Comercial da RioFilme)
Julio Zucca (Fundador da Zucca Produções)
Mediação: professor Miguel Gomes (PUC-Rio, Departamento de Comunicação Social)

13h: DEBATE “A INFRAESTRUTURA DO RIO DE JANEIRO PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”
Steve Solot (Presidente da Rio Film Commission)
Edina Fujii (Consultora Comercial do grupo CiaRio)
Claudio Petralha (Diretor do PoloRio Cine e Vídeo)
Mediação: professora Clélia Bessa (PUC-Rio, Departamento de Comunicação Social)


Dia 21 | SEXTA-FEIRA

11h: EXIBIÇÃO de parte do acervo de filmes de ficção em curta-metragem da disciplina ‘PROJETO DE FILME II’, do curso de Comunicação Social com habilitação em Cinema da PUC-Rio, com a presença dos diretores para debate.

13h: DEBATE “O ROTEIRO E O MERCADO”
Paulo Halm (co-roteirista de Cazuza – O tempo não para, entre outros, e diretor/roteirista de Histórias de amor duram apenas 90 minutos)
Raphael Aguinaga (roteirista e diretor de O Levante, selecionado para o Festival do Rio 2011)
Mediação: professor Ney Costa (PUC-Rio, Departamento de Comunicação Social)